
50Hoje ninguém mais se assusta em ver um chinelo de borracha como item fashionista.
O que foi lançado como produto popular em campanha publicitária com Chico Anysio, em 1967 foi a Havaianas. O slogan era: ” Legítimas, só Havaianas. Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro” .
O caminho para o sucesso percorreu uma trajetória interessante. Os chinelos que substiuíram as alpargatas – sapatilhas de lona com solado de corda, usadas por trabalhorres rurais – ganharam qualidade, design atrativo e se tornou um produto “street style”.
A primeira marca brasileira de chinelos de borracha que marcou o mercado foi a Havaianas, hoje com quase 60 anos. Ela, foi aos poucos investindo em estratégias de marketing e chegou aganhar um conceito na moda, – o que abriu o mercado para outras marcas como Grendene, Olympicus, Rider, Ipanema, Kenner, Oakley, Vizzano, Azaleia…
Chinelo Vizzano Chinelo Rider
ChineloYogui Slim
Podemos afirmar que uma combinação de fatores foi incorporado ao produto “chinelo de borracha” para se tornar um item de moda e ser desejado: design com o aumento do conforto, looks mais descontraídos e parcerias – como a Havaianas e Dolce & Gabbana, que trouxeram o chinelo para o universo da alta moda.
Parceira Havaianas com Dolce Gabanna
No último evento Copenhagen Fashion Week SS26, agora em agosto, foi apresentada a Primavera Verão 2026/27 que, em meio a vestidos maximalistas arquitetônicos e alfaiataria desconstruída, o chinelo foi o protagonista da vez – o que confirma a desconstrução das antigas hierarquias do vestir.
Havainas no site Futilish
“Presente não como figurante, mas como peça de destaque, os chinelos surgiram em versões impressas em 3D, fruto de uma colaboração entre OpéraSPORT, Havaianas e Zellerfeld, combinado a vestidos de seda, transparências delicadas e alfaiataria resort “, afirmou Symone Rech, especialista em negócios de moda e fundadora da plataforma New & Now. Ela completa a informação dizendo que: o chinelo sempre carregou o DNA do descanso. Era sinônimo de pés livres na praia, no pós-treino ou dentro de casa. Agora, ele caminha pela cidade como um objeto de desejo, atravessando a fronteira entre o básico e o aspiracional. “
Havaianas Spritz de crochê
Não se pode esquecer que o marketing atual é patrocinar celebridades e influenciadores digitais que têm o chinelo em seus looks e inspiram consumidores, reforçando o conceito de que mais do que adquirir um produto, o que vale é a compra da experiência
absorvendo o conceito da marca.