
Ana Beatriz Nogueira encontrou em Clarice Lispector a inspiração para o seu novo espetáculo, “A procura de uma dignidade”, que estreou este final de semana na Casa de Cultura Laura Alvim. Baseado no conto da escritora, a montagem fica em cartaz de 12 de setembro a 26 de outubro. Com direção de Gilberto Gawronski, “A procura de uma dignidade” é o segundo conto de Clarice que Ana Beatriz leva ao palco (o primeiro foi “Um dia a menos”).
“Sou leitora de Clarice desde muito cedo. Tudo o que ela escreveu é muito rico. É uma escritora que brinca com as palavras, para ser sempre lida, relida, montada. Este conto fala de muitas coisas que me tocam profundamente. Fui descobrindo o quanto elas têm a ver comigo à medida em que fui ensaiando, passando o texto, fazendo todo o trabalho de preparação da peça”, pontua Ana Beatriz.
Originalmente publicado no livro “Onde Estivestes de Noite?” (de 1974), “A procura de uma dignidade” conta a história da Sra. Xavier, uma mulher que pretendia assistir a um evento, mas vai parar, por engano, nos corredores subterrâneos do Estádio do Maracanã. Em busca de uma porta de saída, ela acaba mergulhando numa jornada interna em busca de sua própria identidade, na qual se confronta com seus mais profundos medos e desejos. Estas mensagens podem ganhar diferentes interpretações na dramaturgia de Clarice, especialmente na performance singular da premiada atriz. Veja como foi a estreia nas fotos de Cristina Granato.