
No segundo dia, o RioMarket 2025 sediou a cerimônia de lançamento de programas da China Media Group no Brasil.O acordo entre a CMG e o Rio Market, firmado ano passado, busca intensificar a troca de conteúdo audiovisual, facilitando coproduções e a divulgação da cultura brasileira na China e da cultura chinesa no Brasil.
Presidida por Shen Hai Xiong, a China Media Group (CMG) é a maior produtora audiovisual da China, responsável por conteúdos de sucesso e eventos de grande audiência. O RioMarket é o mercado de negócios do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que conecta produtores, distribuidores e profissionais do audiovisual para discutir e fechar negócios de cinema, televisão e mídias digitais. Pioneira na exibição de documentários e noticiários da China, a TV Band se fez representar por ninguém menos que o diretor-geral, André Marini.
A exportação de conteúdo audiovisual movimenta bilhões no planeta. É literalmente um negócio da China, de horizontes lucrativos. Tanto que a Cônsul da China no Rio, Tian Min, fez questão de marcar presença no RioMarket. Com o mesmo norte, parcerias milionárias na produção audiovisual, tema de encontro desta terça-feira, circulou pelo Armazém da Utopia o Cônsul da França no Rio, Nicolas Piccato. A feira atraiu também o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Adair Roberto Carneiro.
Fotos Eny Miranda