
Com curadoria de César Oiticica Filho, a artista visual Nina Benchimol estreia, dia 4 de novembro, na galeria do Teatro Gláucio Gil, (Praça Arcoverde, S/N. Copacabana) a exposição inédita “Sensorial”, composta por 10 telas. Visitação: de terça a domingo,14h às 20h até dia 30.
A mostra é resultado de pesquisa desenvolvida pela artista desde 2021, explorando padrões geométricos, que remetem às tradicionais tapeçarias – uma influência de sua descendência marroquina por parte de sua família de imigrantes – vindos de Tanger, Casablanca. As sobreposições cromáticas, criadas por Nina Benchimol, utilizam uma paleta vibrante, marcada pelo colorismo, ressaltando a sua identidade brasileira, especificamente carioca cuja inspiração é o mar, a luz, as matas e a cultura popular, como o carnaval do Rio.
A proposta da curadoria do artista plástico, cineasta e produtor César Oiticica Filho é conduzir o público para uma experiência imersiva – uma espécie de mantra visual – e provocar uma sensação eletrizante de magia.
Entrada franca.





