
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebeu nesta quarta-feira, 14, a um talk show com mestres artesãos do Centro-Oeste e a uma palestra com o consultor Décio Coutinho, especialista em Economia Criativa e gestão de Patrimônio Cultural.
O talk show “O Artesanato como Identidade Cultural pelo Olhar dos Mestres” reuniu os mestres artesãos Alcides Ribeiro (viola de cocho), do Mato Grosso; Juão de Fibra (cestaria com fibras), de Goiás, e Chica Rosa (Cia do Lacre), do Distrito Federal. Eles contaram sua trajetória de vida para a plateia. Perguntados sobre uma palavra que resumisse o artesanato, mestre Alcides Ribeiro disse “não desista”; mestre Juão de Fibra afirmou “humildade” e mestra Chica da Rosa lembrou de “determinação”.
À tarde, Décio Coutinho, gestor em Economia e Cidades Criativas e mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, fez a palestra sobre “Territórios Criativos: Artesanato, Inovação e Sustentabilidade”. Os participantes dos eventos da Semana do Artesanato do Centro-Oeste também realizaram visitas guiadas pelas duas exposições em cartaz no CRAB: Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal, que reúne obras artesanais características das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e Sente-se, a Coleção BEĨ em Diálogo, com bancos feitos por indígenas e por renomados designers brasileiros. A programação foi toda gratuita.