
Um símbolo de paz
Por Elda Priami
O Rio é a inspiração da mostra “Origens”, na Galeria Silvia Cintra + Box4, na Gávea. Um arquivo pessoal despretensioso com fotos da cidade se transformou na exposição que Alice Quaresma apresenta a partir de hoje.
Com interferências geométricas sutis e inspiradas, feitas com tinta acrílica, papel, fita e lápis, a carioca que, desde os 18 anos, mora no exterior – atualmente, em Nova York-, transformou suas memórias numa forma de se expressar como artista.
Desde 2014, ela percebeu que explorava a sua própria identidade e o pertencimento como imigrante. “Origens” traz nove telas e seis fotografias, onde passado e presente se envolvem.
Aos 37 anos, Alice Quaresma vive com intensidade cosmopolita, mas sempre de olho no mar do Rio. “A pesquisa acontece através do meu sentimento de imigrante, que explora o não pertencimento e a relação entre memória e identidade. Meu processo criativo está relacionado ao da fotografia expandida. As obras trazem um caráter lúdico. As marcas geométricas se inspiram nos artistas neoconcretistas para criar leituras além dos elementos descritivos”, explica.
Ela começou nas artes plásticas e o primeiro fascínio foi a tela “Quattro Stagioni” de Cy Twombly, quando tinha 13 anos. “Hoje estou permitindo que decisões subjetivas existam no meu trabalho, da mesma forma que lidamos com o inesperado na vida real. Minha prática artística não segue métodos, fórmulas ou regras”.
Para a galerista Silva Cintra “esta jovem artista transformou o caminho entre a fotografia e a pintura num espaço brilhante reservado ao espectador”.
Sua obra tem uma leveza tão bem-vinda!
“Origens”, Alice Quaresma
Galeria Silvia Cintra + Box4
De 6 de outubro a 5 de novembro
De segunda a sexta das 10h às 19h | Sábado das 12h às 16h
Rua das Acácias, 104 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ