
Outros costumes
A imagem super cosmopolita do jornalista carioca, que mora em Nova York há 24 anos, e atualmente apresenta seu programa “Entre Mundos”, na CNN Brasil, não tem nada a ver com seu lado fotógrafo.
Seu olhar plural foi ao encontro das culturas que resistem à globalização nas 26 fotos que compõem sua primeira mostra “Pedro Andrade – Outro lugar”, a partir de hoje na Anita Schwartz Galeria de Arte, Gávea, Rio.
Quando ele está com sua Fuji XE4 na mão, sente-se “um fotógrafo de rua”. Há duas décadas registra em preto e branco realidades como as do povo Waorani, na Amazônia equatoriana; cristãos no norte da Etiópia; guerreiras amazonas na costa ocidental do México; e tradicionais mezcaleros na cidade mexicana de Oaxaca.
“Sempre fui muito apaixonado por gente, por buscar o lado humano nas notícias. Gosto de ser um contador de histórias. Mostro agora um lado mais pessoal, diferente do trabalho jornalístico”.
Com sensibilidade, ele capta momentos em que as expressões das pessoas têm atmosfera envolvente. As fotos, com edição limitada, pertencem a duas séries: “Far From Home” (2022), com tamanhos entre 67 x 100 cm e 38 x 58 cm, e “Beginning of the End” (2020), com 24 x 36 cm.
“Sempre faço os registros fotográficos com muito respeito e sou muito grato pela disponibilidade dessas pessoas que me permitiram fotografá-las”.
Para Pedro Andrade, as crianças são a ponte entre as tradições e o futuro da humanidade. “É este futuro que eu quero acreditar, quero ver, que não seja homogêneo. Desejo que se preserve a autenticidade desses lugares”.
Nas fotos, cada expressão revela não só outros lugares como outros olhares deste jornalista que, em 2013, lançou o livro “O Melhor Guia de Nova York”, que ganhou em 2019 edição atualizada e expandida, e permanece como um roteiro antenadíssimo!
“Pedro Andrade – Outro Lugar”
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, RJ
De 7 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
De segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados, das 12h às 18h
Entrada gratuita