
No dia 31 Niterói recebe a mostra “Arte Pública Cerâmica – Edição Itaipu”. Cerâmicas queimadas a mais de 1000ºC eternizam mais de sessenta fotos, para preservar a memória das comunidades tradicionais de Itaipu. Entre elas a foto da década de 1950, do “Ônibus 38” que na época circulava em apenas dois horários por dia na região oceânica de Niterói. O ônibus saía para Niterói três vezes ao dia: às 7h, às 13h e às 17h. Quando começou a linha, as saídas eram duas vezes ao dia, apenas. A imagem do acervo do seu Zequinha mostra o motorista Antônio Pavão e o trocador Zezinho.
As imagens que compõem o projeto são dos acervos das famílias da região, do MAI – Museu de Arqueologia de Itaipu e do fotógrafo Luiz Bhering, que estarão expostas em três painéis de fotocerâmica, que ganha visitação permanente na Vila dos Pescadores, fixados em paredes de casas de moradores históricos da região.
O resgate da história da região é idealizado pela ceramista Julia Botafogo.
“Os painéis de fotocerâmica permitem contemplar a região de Itaipu ao longo de várias décadas, suas belezas e as transformações ali ocorridas. Valorizar sua comunidade tradicional”, diz a ceramista.