
O Centro de Articulações de Populações Marginalizadas / CEAP e a Rede de Professores Antirracistas realizam o “III Seminário Nacional de Mulheres Pretas e seus saberes periféricos, acadêmicos e artísticos: Quem tem medo de Mulher Preta”, em homenagem ao Julho das Pretas. A iniciativa tem em vista o conhecimento e reconhecimento da construção do 25 de julho (Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha), enquanto fruto de um movimento secular do ativismo de nós, mulheres negras, traçado na luta contra as opressões.
Essa edição presta homenagem para a Profa. Dra. Helena Theodoro – No Ano de 2023 a Doutora Helena Theodoro completará 80 anos de vida. Helena, que ao longo da sua vida vem se dedicando a defender as culturas e religiosidades negras, é uma das grandes referências para todas, todes e todos que lutam em prol da equidade de gênero e raça. O III Seminário Nacional de Mulheres Pretas homenageará as resistências, as vivências e celebrará a existência da icônica Helena.
Este ano, o evento acontecerá de forma presencial no Salão Nobre do IFCS/UFRJ (Centro) por meio de rodas de conversas com mulheres pretas produtoras e disseminadoras de saberes: periféricos, acadêmicos e artísticos. Com o propósito de reunir mulheres do nosso cotidiano que em seus espaços de trabalho, pesquisa e luta auxiliam na transformação da sociedade num lugar mais democrático, inclusivo e humano. Afinal, “Quando uma mulher preta se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” Angela Davis.
Com este evento o coletivo pretende dar continuidade à todo trabalho de atuação na luta contra o racismo que impera em nossa sociedade clamando a todas, todes e todos a se posicionarem na luta contra todo tipo de discriminação sofrida pela mulher negra brasileira.