
Conceição Evaristo foto Juh Almeida
O Parque Nacional do Gericinó, em Nilópolis, se prepara para receber o aguardado 1° Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense, que acontece de 19 a 24 deste mês. O evento promete celebrar a literatura e a arte, reunindo talentos locais e nacionais em um tributo à ancestralidade e feminilidade.
Em um gesto de reconhecimento às mulheres ancestrais das comunidades que abriram o caminho para este festival único, o espaço expositivo do evento terá o nome de quatro tias notáveis. O palco interno principal será nomeado em homenagem à Tia Ciata, enquanto o espaço kids, especialmente dedicado às crianças, receberá o nome de Tia Nilda, da Mocidade Independente. Tia Nadir, da Beija-Flor, terá seu nome associado ao coreto, onde histórias encantadoras serão compartilhadas. O espaço multicultural, que abrigará palestras e oficinas, será denominado em honra à Tia Celuta, da Portela.
A grande homenageada do festival é a renomada escritora Conceição Evaristo, que estará presente ao lado de outros ícones da literatura, incluindo Itamar Vieira Jr., Elisa Lucinda (a patrona do festival) e a jornalista Flávia Oliveira. A programação diversificada incluirá personalidades da literatura, professores, escritores e artistas da Baixada Fluminense.
Com participação gratuita e uma ampla abrangência cultural, o evento oferecerá uma rica variedade de atividades, incluindo palestras e debates literários com autores renomados, rodas de leitura e conversas, contação de histórias, oficinas criativas, apresentações teatrais, musicais e de dança, encontros com autores, lançamento de obras e muito mais.