
Depois de “Menino de Engenho”, de Walter Lima Júnior, filme que marcou a inauguração do Cineclube Mapa Filmes/Link Digital, no ano passado, outra clássico do cinema nacional foi exibido no antigo casarão da Rua Senador Pedro Velho, no Cosme Velho: “A Grande Cidade” (1966), segundo filme de Cacá Diegues e a primeira produção de Zelito Viana.
“A Grande Cidade” conta a história de Luzia (Anecy Rocha) que, em busca de uma vida melhor, abandona o Nordeste e chega ao Rio de Janeiro para encontrar o noivo Jasão (Leonardo Villar). O sonho de viver na metrópole se torna um pesadelo, quando ela descobre que o amado, se tornou um temido bandido. O filme conta, também, com outros nomes de peso, como Antonio Pitanga, Maria Lúcia Dahl, Joel Barcellos, Hugo Carvana e Luisa Maranhão.
Após a exibição, Cacá contou que o filme foi realizado dois anos após “Ganga Zumba” (1964), em que ele retrata a vida do líder do Quilombo dos Palmares. Presentes à sessão consideraram “A Grande Cidade” uma declaração de amor ao Rio, pela riqueza das cenas e paisagens de mais de meio século atrás. Na plateia estavam também Denise Miller, diretora da Link Digital, as produtoras Renata de Almeida Magalhães e Vera de Paula, além da jornalista e escritora Luciana Savaget, entre outros.
Foto Aarão Marins