
Responsável por introduzir diversos personagens dos quadrinhos para não leitores, a lendária série animada X-Men (agora intitulada X-Men 97’), retorna de onde parou prometendo ser muito mais do que uma boa dose de nostalgia. Uma parte considerável da construção visual do universo da Marvel, se deve a essa produção que atravessou a década de 90 e que segue registrada como referência nas histórias dos mutantes mais famosos do mundo. A adaptação para a TV das aventuras publicadas ao longo de anos, contribuiu muito para amplificar o culto aos superlativos alunos do Professor Charles Xavier.
No início dos anos 2000 era lançado o primeiro filme que trazia Wolverine, Ciclope, Tempestade, Jean e Magneto em live action. Apesar de não exibirem seus uniformes coloridos dos desenhos, a expectativa para encarar tudo o que se viu de 1992 a 1997 nas telas, em casa, ocupou as salas de cinema por todo o lugar, na época. Os X-Men da TV estão entre o que os quadrinhos e o cinema apresentaram, mas como uma fonte eterna de inspiração para ambos. Suas aventuras seguiram tomando novas páginas e o tão aguardado regresso da equipe, às telas grandes, possivelmente buscará referências nessa versão que agora volta seguindo adiante do momento em que se despediu.
O trágico desfecho da última temporada, lançada há 27 anos, é o ponto de partida para esses novos capítulos. A continuidade dessas aventuras, traz perdas e chegadas que acenam para um futuro que, pode até não ser o planejado pelos produtores, originalmente. Mas que indubitavelmente empolgam por manter uma pauta tão bem tratada desde os primeiros episódios, num tempo em que não se identificava mobilização para um debate tão necessário. As histórias desses personagens dotados de habilidades extraordinárias são sobre, principalmente, inclusão e combate ao preconceito. Enquanto o Quarteto Fantástico sempre foi adorado em seu próprio universo, os X-Men sempre sofreram com a intolerância de muitos que eles mesmos sempre se dispuseram a salvar. E o mundo hoje, está longe de ser tão melhor do que alguns ousaram imaginar que seria, naqueles dias de ver desenho animado na televisão antes ou depois da escola.
X-Men 97’ chega com todas as cores e diversão que fizeram dessa produção um marco da infância e adolescência. Tudo está lá, da musiquinha tema do início aos conflitos clássicos que envolvem corações partidos e amizades testadas. Croppeds, luvas ⅞ e olhares de entortar pescoço já ocupam mensagens e memes com apenas três episódios lançados. Foram mais de 4 milhões de exibições nos cinco primeiros dias de estreia. E esse retorno triunfal se dá sem nenhuma pretensão aparente, de relacionar esse material com o consolidado e, em revisão, mundo compartilhado de séries e filmes da Marvel. Todas as temporadas dessa produção clássica estão disponíveis no Disney +, que exibe, semanalmente, novos episódios.