Minha convidada dessa semana é a escritora, psicóloga e nutricionista, Thaís Araújo. Recentemente ela lançou o livro “Enfezado Nunca Mais: Como Ter Um Intestino Livre na Prática” e é autora do Programa de Saúde Intestinal, que tem como objetivo melhorar a saúde do intestino e por consequência a saúde de um modo geral. em nossa conversa Thaís fala, entre outras coisas, do equilíbrio do corpo e da mente e de seu livro que já é Best Seller.
JP – Olá Thaís! Corpo são, e Mente sã! É importante manter o equilíbrio?
Com certeza. Corpo e mente são além de interligados complementares. Um afeta diretamente o outro.
JP – Você recentemente lançou um livro intitulado Enfezado Nunca Mais: Como Ter Um Intestino Livre na Prática. Qual é o tema central da sua publicação?
Ensinar as pessoas que é possível ter um intestino que funciona todos os dias sem laxantes, sem dor ou esforços e conseguir com isso perder e manter o peso perdido
JP – Quais são as suas dicas para uma alimentação saudável?
Descascar mais e desembalar menos.
JP – Você é psicóloga e nutricionista. Como se deu a sua formação?
Sou psicóloga há mais de 20 anos e fui fazer a nutrição por uma necessidade de contingências da vida e me apaixonei.
JP – O que é uma psiconutri? Quais são as áreas em que essa profissional atua?
É uma combinação de Psi de psicóloga com nutri de nutricionista e me dá a opção de atuar enxergando o ser humano de forma completa corpo físico, emocional e social.
JP – Quais são os seus referenciais teóricos e práticos no campo da psiconutri?
Trabalho com base em artigos científicos principalmente porque como sou especialista em intestino sou praticamente uma pioneira.
JP – saúde mental é um tema super atual. O mundo contemporâneo nos deixa atordoados. Quais são os caminhos que devemos seguir para manter uma boa saúde mental?
Se voltar a prazeres mais simples da vida como contemplação da natureza, um bom papo com amigos, dançar e reduzir o uso excessivo de telas. Esse é um bom começo
JP – Em nosso país a desigualdade social é gritante. Há muitos excluídos. No seu ponto de vista, como esse fato afeta a boa alimentação do brasileiro?
Somos um país com uma abundância de recursos alimentares como nenhum outro. Os alimentos mais saudáveis e advindos da natureza são mais baratos que os industrializados mas sem dúvida as políticas públicas devem se atentar ao acesso à alimentação de todos, bem como uma educação nutricional desde a escola.
JP – Você é embaixadora da marca Minalba do Grupo Edson Queiróz, marca ligada a água. Como o Brasil trata a sua água? Você visualiza uma preocupação com as nascentes dos rios?
Podemos sempre melhorar quando pensamos em preservação de nascentes e rios.
JP – Quais são os seus projetos futuros?
Quero alcançar o maior número de pessoas possíveis com meus conhecimentos sobre saúde intestinal e controle de peso já que a base de tudo é o intestino e a obesidade já virou uma epidemia mundial.