
O Festival Cantando a Gente se Entende encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Realizado pelo CEAP, CCIR, e CIRCUITO UBUNTU, o evento visa promover o diálogo, fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. Este festival ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa é um desafio crescente, especialmente notável contra comunidades religiosas minoritárias.
A atividade é alusiva ao 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007, pela Lei nº 11.635, em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, vítima de agressões provocadas pelo preconceito religioso.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa tem realizado diversas atividades desde 16 de janeiro, incluindo debates no CCJF, no Centro, sobre temas como liberdade religiosa, democracia e direitos humanos. A edição deste ano incluiu uma conferência internacional com a Dra. Epsy Campbell Barr, Emigdio Cuesta Pino, e Michel Joseph, além de Mariana Gino e Helena Theodoro, discutindo temas como estado laico, liberdades e pluralidades, segurança pública e liberdade religiosa, política, religiões e democracia.
Programação do Festival Cantando a Gente se Entende:
Data: 25 de Maio
Local: Parque de Madureira – R. Soares Caldeira, 115
Horário: Das 10h às 20h
Entrada: Franca
Atrações Principais:
- Kleber Lucas: Celebrando quase 30 anos de carreira, o cantor gospel interpreta sucessos como “Aos pés da cruz” e “Deus cuida de mim”. Detentor de um Grammy Latino, Kleber está lançando o projeto “Re-nasci”, que mistura influências dos anos 1980 e 1990 com elementos contemporâneos, incorporando sonoridades da soul music.
- Rita Benneditto e Tecnomacumba – 20 anos de Axé: Espetáculo que mescla pontos e rezas das religiões de matrizes africanas com Música Popular Brasileira e ritmos eletrônicos, celebrando duas décadas de sucesso.
- Vou Pro Sereno: Com mais de 20 anos de história, o trio de samba conta com mais de 1.8 milhão de ouvintes mensais no Spotify e hits como “Nada Pra Fazer”.
- Padre Marco Lázaro: Conhecido pelo ritmo Axé-gospel, o padre combina música e crítica social em seu repertório.
- Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita: Representando a etnia Mbya Guarani da região de Maricá, no Rio de Janeiro.
Outras Atrações:
- Círculo Holístico Arca da Montanha Azul: Instituição multirreligiosa que visa difundir tradições sagradas do mundo.
Programação Detalhada:
Apresentadores: Cistina George e Pai Nando de Oxaguiã
- 10h: Abertura
- 10h20: Analys de Oyá – Roda de Conversa
- 10h50: Cantor Wellington Costa (Movimento Negro Evangélico)
- 11h15: Coven Lua de Louros (Wiccanos) – Performance Teatral
- 11h40: Cantaria Cigana – Xirê dos Ciganos Louvando os Orixás
- 12h10/12h30: Chegada da Procissão de Zé Pilintra (saindo da Portela até o parque de Madureira)
- 12h40: Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita
- 13h15: Círculo Holístico Arca da Montanha Azul
Palco Principal:
- 14h40: Vou Pro Sereno
- 16h: Padre Marco Lázaro
- 17h10: Pastor Kleber Lucas
- 19h: Rita Benneditto
Patrocínio: TV Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Para mais informações, visite: www.ccirbrasil.com.br/semana21