
A Fevest Trend 2024 – Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria prima teve mais uma edição esta semana, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, com 200 empresas apresentando as mais diversas novidades nos modelos, na matéria-prima e no maquinário.
O que mais chamou a atenção na feira foi o fato de que a maioria das empresas apresentaram novidades tecnológicas, assim como demonstraram a preocupação com o meio ambiente, investindo em tecidos sustentáveis.
Tecnologia com toque e refinamento
A Monthal, uma das expositoras que sempre participa da feira com novidades na área de lingerie noite, resolveu inovar ainda mais esse ano. Além das novas coleções – a Refúgio (priorizando a elegância e o conforto para noites tranquilas) e Al Mare (inspirada na Costa Amalfitana) –, a CEO, Eleonora Erthal, inovou apresentando um podcast para discutir temas como sono, qualidade de vida e o papel da mulher no empreendedorismo.
Para trazer a sofisticação relaxante para a coleção, a Monthal aplicou uma inovação nos tecidos – o processo de biopolimento, uma novidade sustentável que aprimora a qualidade e a textura das peças de algodão. Este processo enzimático natural é isento de químicos e ecologicamente correto, conferindo um brilho luminoso e a suavidade dos tecidos.

A Texneo, de Santa Catarina, uma das principais fabricantes de malhas do país, que participou pela primeira vez do evento, é especializada nos segmentos de sportswear, lifewear, beachwear e underwear, mostrou inovações em malhas. A Linha Viva, tem toque suave, tecnologia UV, proteção solar e easy care. A Texneo utiliza malhas com conforto, robustez e segurança e um processo de tingimento que produz cores mais intensas e sem transparência.
Outra tecnologia inteligente e sustentável oferecida pela Texneo é a Linha Texneo Green, que utiliza em sua composição materiais sustentáveis e altamente ecológicos, como a Bioamida, que é um fio de fonte renovável e produzido a partir do milho; o poliéster reciclado, feito a partir de garrafas PET recicladas; e a poliamida reciclada, proveniente do tratamento de resíduos industriais.


Outra empresa que mereceu destaque foi a Advance Têxtil, de São Paulo, que também está engajada na preservação ambiental nos segmentos beachwear, underwear e fitness. A empresa é comprometida com a sustentabilidade, utilizando gás natural em seu processo de produção, reaproveitando 100% da água utilizada na fabricação das peças. A marca também possui a certificação OEKO-TEX, que garante que os produtos químicos utilizados na produção não causem impacto ambiental e não são nocivos à saúde. Na Fevest, a empresa lancou o ECOSIM, um selo de malhas desenvolvidas com fio de elastano 100% reciclado, que reduz em 67% a emissão de CO² no meio ambiente, com menos impacto ambiental, preservação e recuperação dos recursos naturais e sustentabilidade.
A paulista Rosset não podia deixar de marcar presença na FEVEST 24, com lançamentos nos segmentos praia, fitness e moda. Além das malhas, lançou peças confeccionadas para os clientes conferirem caimento e toque durante as explicações das atribuições de cada um dos tecidos tecnológicos. Entre as novidades, a linha Recover, com tecnologia infravermelho longo, que ajuda na recuperação muscular durante a prática de exercícios e na redução de celulites, sendo um artigo que pode ser usado no mercado fitness, pós-cirúrgico ou até em uma lingerie com essa finalidade. A linha Adapt, feita em parceria com a Lycra, veste diversos padrões de corpos, se adaptando aos contornos de cada um, enquanto que a Linha Extra Life confere uma durabilidade maior à peça, quando comparada a um tecido tradicional.

A FEVEST é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), com patrocínio da Firjan Senai, ApexBrasil e Sebrae, parceiro institucional SENAC RJ, apoio Águas de Nova Friburgo; Bling, Correios, Energisa, Frionline, OLIST, SICREDI e VINILSUL, apoio institucional da ABIT, Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro.