
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) revisitou seu acervo e apresenta ao público a mostra “Mãos que Criam – Artesanato e Representatividade” a partir desta quarta-feira, 6. São 20 obras de seis artesãos negros que estarão expostas na entrada do CRAB durante todo mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11.
As peças são de Maria Cícera, João das Alagoas, Dona Irinéia, Beto Pezão, Maria da Cruz e Mestre Domingos do Congo. O objetivo é convidar o público para uma imersão afetiva por meio dessas obras. Com isso, o CRAB quer que seus visitantes reflitam sobre nossas raízes culturais através do artesanato brasileiro.
“Essas obras apresentam muita força e resiliência, e traduzem um cotidiano popular repleto de adversidade e criatividade”, explica Victor Glicério, curador da mostra. Entre as obras expostas, há instrumentos musicais, entalhe em madeira e modelagem em cerâmica, construídos por meio de diferentes técnicas. A entrada é grátis.