
Festas de final de ano chegando e logo em seguida o nosso querido verão. Períodos de muita comilança e ao mesmo tempo de se preparar para estar em forma e pegar uma prainha e todas as delícias da estação. Por isso, fui conversar com o competente nutricionista Matheus Oliveira. Ele falou sobre reeducação alimentar, sobre o que é ter uma vida, de fato, saudável, da prática de atividades físicas, do livro que lançará em 2025 e muito mais. Saboreie sem limitações!
JP – O que é ter uma vida saudável?
Ter uma vida saudável significa ter um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Uma pessoa saudável é aquela que estabelece hábitos que ajudam o corpo e a mente a atuarem em equilíbrio. Essas práticas são importantes em qualquer estágio e condição de vida, e podem refletir também nas áreas pessoais, sociais e profissionais. Alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a ter uma vida mais saudável são: Alimentação saudável, com mais frutas e vegetais, e menos carnes vermelhas e produtos ultraprocessados; beber bastante água, dormir bem, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, fazer consultas médicas regularmente, limitar o tempo em frente às telas, manter relações saudáveis.
JP- A reeducação alimentar é o segredo para viver bem?
Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ela visa solucionar doenças, emagrecer ou a manutenção da saúde. Sim, fazer uma reeducação alimentar serve para compreender melhor o efeito da alimentação em nossa vida diária. Além disso, entender suas consequências para a mente e para o corpo, aproveitando o prazer de se alimentar ao mesmo tempo em que traz mais saúde em todos os aspectos da vida.
JP- A prática de atividade física também faz parte de um processo de emagrecimento?
Sim, a prática de atividade física é parte fundamental do processo de emagrecimento. Ela ajuda a aumentar o gasto calórico, queimar gorduras e manter o equilíbrio calórico. A atividade física também pode ajudar a: Regular o apetite, melhorar a saúde emocional e mental, diminuir o risco de doenças associadas à obesidade. Alguns exercícios que podem ajudar no emagrecimento são: Caminhada rápida, corrida, pular corda, natação, Bicicleta. No entanto, para emagrecer, é importante aliar a atividade física a uma alimentação equilibrada. A regra básica é ter um déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que se consome.
JP- Você desenvolve também um processo de boas práticas de fabricação em unidades de alimentação e nutrição. Do que se trata?
Sim, o processo de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é obrigatório em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). As BPF são um conjunto de regras e princípios que devem ser seguidos em todo o processo de manipulação de alimentos, desde a compra dos ingredientes até a entrega ao consumidor. O objetivo é garantir a qualidade do produto e a segurança do consumidor, evitando doenças causadas por alimentos contaminados. A legislação sanitária determina que cada estabelecimento deve elaborar um Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. A Resolução nº 216 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta as BPF.
JP- Você vai lançar um livro sobre nutrição em 2025?
Sim, meu objetivo é lançar um livre com a temática de nutrição por ano. O primeiro vai ser um manual de Boas Práticas em Fabricação de Alimentos para estudantes e estagiários em nutrição. A ideia é auxiliar os estudantes e profissionais, na jornada de estágios e emprego em unidades alimentação e nutrição (UAN). Para o ano de 2026, o tema ainda está em discursão.
JP- Além de nutricionista, você desenvolve também produtos de web designer. É um Hobbie?
Sim. A minha primeira graduação foi em TI (Tecnologia da Informação). Nela tive conhecimento, técnica e recursos para usar softwares e programas que, junto a minha imaginação e criatividade, fui capaz de criar peças promocionais, vídeos institucionais e designer de produtos como: acessórios e vestuário, por conta própria. Acabei pegando o gosto, virando um Hobbie e uma renda extra.
JP- Você também escreve em 2 colunas mensais sobre nutrição. Qual o seu objetivo?
Meu objetivo sendo colunista em 2 portais, Sopa Cultural e no David Massena, é informar promovendo a saúde e bem-estar por meio de orientações e dicas nutricionais aos meus leitores. Sopa Cultural – Coluna: Nutrição e Entretenimento (No ar todas as últimas quintas-feiras do mês); David Massena – Coluna: Nutrição em Foco (No ar todas as últimas terças-feiras do mês).
JP- Qual é a relação entre alimentação saudável e cirurgia plástica?
A alimentação é muito importante antes e depois de uma cirurgia plástica, pois ajuda a preparar o organismo e a acelerar a recuperação. Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode: Reduzir o risco de complicações, acelerar a recuperação, promover a cicatrização, controlar a inflamação, prevenir infecções. No entanto, é preciso evitar alimentos que possam comprometer a cicatrização e a recuperação. Por outro lado, é importante consumir alimentos que ajudem na recuperação.
JP- Como e onde se dá seu atendimento?