
Nesta edição de “Pelas Ruas do Rio”, falaremos de umainiciativa maravilhosa, destinada a pacientes em tratamento oncológico nos hospitais o Rio de Janeiro: o Curta Terapia – O Cinema nos Hospitais. Hoje, dia 13, o Hospital Pediátrico Jutta Batista, em Botafogo, está de portas abertas para receber o projeto, idealizado pela atriz e psicóloga Marcela Siqueira. A entrada é franca e a exibição de hoje contará com grandes nomes da arte.
A mente criativa por trás do projeto combina sua experiência como atriz e seu olhar sensível adquirido na Psicologia para transformar espaços hospitalares em cenários de arte e acolhimento. O Curta Terapia nasceu a partir de uma pesquisa sobre os efeitos da arte na recuperação de pacientes oncológicos e, desde então, tem sido uma verdadeira ponte entre cultura e saúde, levando luz a ambientes muitas vezes marcados pelo sofrimento.
A iniciativa tem colecionado histórias de sucesso e impacto. Uma delas aconteceu no Hospital Getúlio Vargas, onde profissionais da saúde testemunharam os benefícios da inserção da arte em ambientes clínicos. “Trazer a arte para um ambiente hospitalar, cheio de histórias desafiadoras, é inspirador. Isso transforma o cuidado que temos com os pacientes”, destaca Laudicea Henriques da Silva, coordenadora de fisioterapia do hospital.
Na sessão de hoje, o projeto receberá convidados especiais. O ator Cauê Campos, atualmente trabalhando em “Garota do Momento”, participará do evento mais uma vez. Também marcarão presença o cineasta José Bial, conhecido pelos longas, “Praça Vazia” e “Marejada” e a cantora Joyce Cândido, que está em cartaz com seu espetáculo “Os musicais de Chico Buarque”.
A proposta ganha destaque pela cidade, com realização da Tom & Luz Produções, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Cultura e por parceiros como a Rede D’Or, o Curta Terapia alia estrutura profissional a um propósito social poderoso.
Para Marcela Siqueira, idealizadora do projeto, “esse programa é fundamental para transformar a relação entre pacientes e profissionais de saúde, sempre buscando o melhor para aqueles em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que a cultura é uma poderosa aliada nesse processo.
Se você acredita no poder da arte para transformar realidades e trazer alento ao coração, o Curta Terapia é uma oportunidade única de vivenciar essa magia. Você é mais do que convidado a fazer parte dessa história cheia de emoção, superação e, claro, cinema.
Por Mariah Macedo
Estagiária
Supervisão Rogéria Gomes