
Fernando Viana e Luiz Felipe Francisco
Os Desembargadores Luiz Felipe Francisco e Fernando César Ferreira Vianna, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, receberam nesta quarta-feira, 12, das mãos do Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, as insígnias de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Na abertura da cerimônia realizada no Palácio São Clemente, sede do Consulado de Portugal no Rio, a Cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria ressaltou a importância do trabalho dos magistrados na fortificação e crescimento das relações culturais entre Brasil e Portugal.
Em seu discurso, o Desembargador Luiz Felipe Francisco falou da alegria em receber a comenda e do fortalecimento do compromisso dos laços entre os países e a difusão da cultura portuguesa.
“Na pessoa do Senhor Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, e da Senhora Cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria, agradeço ao Governo de Portugal, e em especial, ao seu Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, por esta outorga, que representa não apenas um reconhecimento, mas também um incentivo para seguir contribuindo para o fortalecimento dos laços entre nossas nações e para a difusão da cultura e dos valores portugueses”.
O desembargador encerrou agradecendo aos familiares, amigos e parceiros, e fez um agradecimento espacial ao amigo Paulo Elisio de Souza.
“O Amigo Paulo Elísio de Souza foi o elo que possibilitou a conjugação de pretensões, vontades e interesses para a consumação do sonho que se tornou realidade, o reconhecimento não apenas meu, mas de todos aqueles que, ao meu lado, acreditaram na força da cultura, do conhecimento e da inovação, como motores de transformação e agregação dos valores aqui reconhecidos. Muito Obrigado”.
O desembargador Fernando César Ferreira Vianna também falou da felicidade e da importância em receber a comenda, agradeceu a família e prestou uma homenagem à memória de seu pai, lembrando a importância de ter ali naquele momento os seus irmãos.
A Ordem do Infante D. Henrique é uma comenda honorífica portuguesa, criada a 2 de junho de 1960, aquando do V Centenário da morte do Infante D. Henrique e reformulada e alargada em 1962, que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores. O distintivo da Ordem do Infante D. Henrique é uma cruz pátea, de esmalte vermelho, filetada de ouro. As cores da Ordem são o azul, o branco e o negro. Grande-Colar: colar formado por cruzes singelas da Ordem, alternadas e encadeadas com duas capelas de carrasqueira, secantes e douradas.
Fotos Cristina Lacerda