
Fascinado e intrigado pelas pausas e hiatos presentes tanto nas conversas como nas atuações de Fernanda Montenegro, Joaquim Falcão, professor de Direito Constitucional e também membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), recorre a pensadores e artistas de vários campos do saber para decifrar a força dos silêncios na grande atriz. A publicação, das Edições Pinakotheke, com 156 páginas, contém 20 QR codes que levam o leitor a desenhos, imagens, fotos, animação e voz. A escritora Rosiska Darcy de Oliveira, da ABL, escreve na orelha do livro:
“Ele (Joaquim) se move na coreografia de sua ampla cultura e nos leva, a cada movimento, a um ponto de vista. De todos, ele observa Fernanda. Fernanda, no centro do diamante, as facetas da mulher, da atriz, da acadêmica que interpreta a si mesma”.
O interesse pelas pausas e silêncios de Fernanda Montenegro ganhou corpo na investigação de Joaquim Falcão quando ele teve em mãos o discurso de 32 páginas proferido por Fernanda em sua posse na ABL. Nas folhas havia curiosas marcações, símbolos, linhas, que se para a artista eram “apenas rabiscos, meu Deus!”, para ele era fonte fascinante, um mapa a ser decifrado. Retiradas as palavras, restando apenas os sinais, para Joaquim Falcão aquelas linhas se assemelhavam aos trabalhos da artista plástica Mira Schendel (1919-1988).
A noite de lançamento, na Pinakotheke, reuniu inúmeras personalidades e, claro, a atriz Fernanda Montenegro. Confira nas fotos de Cristina Lacerda.