
Espetáculo “Onde Está Cassandra?” estreou no teatro do CCBB-RIO 3
O texto de Cassandra Calabouço e Gui Malgarizi é poético, musical, bem humorado, questionador, e crítico em relação à forma como a sociedade brasileira enxerga a artista Drag. É um grito de alerta pela preservação da memória dessas artistas, como a de Cassandra Calabouço que comemora 25 anos de trajetória, a constituição de um registro que nos permita lembrar, e jamais esquecer, e contra as atitudes violentas, agressivas, misóginas e homofóbicas que se fazem presentes em nosso país, ações que constituem a base do patriarcado e que perpetuam o preconceito estrutural.
O elenco é constituído por cinco artistas Drag: Alpine, a grande – Aline Karpinski; Cassandra Calabouço – Nilton Gaffrée Jr.; Lady Vina – Gabriel Tochetto; Maria Laura Granada – Lauro Gesswein; Zélia Martínez – Zé Passos. Elas são puro deboche, ridicularização, esculhambaçao, caricaturescas, cômicas e extravagantes. Elas agitam o palco com diversos números como o do tradicional lipsync, coreografias bem criadas e realizadas, e performances irreverentes. Em momento algum são pornográficas e vulgares. Pelo contrário, elas são classudas e de uma elegância ímpar. Interagem intensamente, inclusive ensinando coreografias ao público para juntos realizarem um número coreográfico. E ainda solicitam a todos presentes para tirar uma selfie com a mão no queixo, inserir no Instagram, e marcar o espetáculo. As falas são gravadas, sobretudo num primeiro momento do espetáculo. A interpretação ocorre por meio da linguagem da dança e da estética performativa das figuras Drag Queen e do universo queer. Portanto, elas têm uma atuação de qualidade e são exitosas.
A direção é de Diego Mac que focou no texto, e deixou o palco livre, com cenografia nula, para as Drags realizarem de forma livre e espontânea as suas cenas em que verificamos coreografias ajustadas a trilha sonora.
Os figurinos de Antonio Rabadam são criativos, originais, de bom gosto, e facilitam a movimentação e as coreografias realizadas pelo elenco. As perucas são notáveis!
A cenografia é nula. As artistas estão a vontade naquela ribalta, livres para realizar suas coreografias e performances.
A iluminação criada por Gui Malgarizi é um dos pontos altos do espetáculo, apresentando um intenso jogo de luzes de variados tons e sombras, e busca realçar as interpretações das artistas de seus personagens.
A coreografia criada por Cassandra Calabouço e Diego Mac é intensa, apresenta bonitos desenhos coreográficos, e performances inovadoras.
A trilha sonora criada por Cassandra Calabouço e Diego Mac é composta por uma seleção bem realizada de músicas interpretadas por cantores estrangeiros e nacionais, expressando uma sonoridade agradável e melodiosa, integrada por vozes como Alcione, Beth Carvalho, Fernanda Abreu, entre outras.
Onde Está Cassandra? é um espetáculo que tem uma dramaturgia forte e potente, que comemora os vinte e cinco anos da trajetória da artista Drag Cassandra Calabouço, e as suas lutas, vitórias, derrotas, e preconceitos sofridos; cinco aristas irreverentes e extravagantes que realizam coreografias e performances bem elaboradas e realizadas; e figurinos de bom gosto e irreverentes, recheados de perucas, saltos gigantescos, plumas, paetês e makes, bem a moda das Drag Queen.
Excelente produção cênica!