
Lucas Reis Foto Renato Rios
Neste sábado, 7, a partir das 9h30, a nova casa da ESPM-Rio – Campus Glória, Villa Aymoré – recebe o 2º dia do ‘Festival 3i 2025’. O circuito de workshops, contará com a participação do presidente da ABMP, Lucas Reis, na mesa de debates sobre ‘O papel dos anunciantes no fortalecimento de um ecossistema informacional íntegro’. Para participar, os ingressos estão disponíveis via Sympla.
Com foco em jornalismo independente e seu ecossistema inovador, o público poderá acompanhar uma manhã de diálogos, insights e apresentações com autoridades do mercado publicitário e de comunicação, entre eles, Humberto Ribeiro, Marina Pita e Sandra Martinelli – compondo a mesa junto a Lucas. A 6º edição do festival também conta com a presença de nomes como Ellen Guerra, Max Resnik, Mara Rovida e Raimundo José, intermediando os próximos painéis da grade.
Finalizada a manhã de debates, a programação traz, à partir das 13h30, a sessão ‘Construindo vínculos entre jornalismo e comunidades como estratégia de combate à desinformação’, com a participação de Talita Bedinelli e Eric Terena, além da última mesa de conversas ‘Escolas de jornalismo nas periferias antes e agora’, nas vozes de Paulo Talarico e Aline Rodrigues. Em paralelo às mesas de debate, o evento disponibiliza oficinas, sessões de pitches, cerimônias e cases.
“A indústria da informação é majoritariamente financiada pela publicidade. Por isso, é fundamental o entendimento, por parte dos anunciantes, da sua relevância para a integridade do ecossistema informacional. Seja evitando anunciar em publishers maliciosos, mas, especialmente, financiando quem produz um bom jornalismo”, afirma Lucas.
As expectativas para o ‘Festival 3i 2025’ é reunir estudantes, jornalistas, lideranças de iniciativas jornalísticas e empreendedores de todo Brasil, dialogando por três dias consecutivos em fomento ao conhecimento e networking.