
Sucesso absoluto no final da década de 1980, a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, “Vale Tudo” será revisitada na Bienal do Livro 2025 pela jornalista e doutora em Comunicação pela PUC-Rio Ana Paula Gonçalves, que estreia no evento com duas tardes de autógrafos do seu primeiro livro: “O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, uma novela que escancarou a elite e a corrupção brasileira”.
Considerada por diversos especialistas como a melhor novela de todos os tempos, “Vale Tudo escancarou a linha tênue entre ética e corrupção na sociedade brasileira. E é através dessa apresentação forte e atemporal que é delineado o livro da jornalista Ana Paula Gonçalves, que conta um pouco do Brasil da época, muito importante para a democracia, “Vale Tudo” foi, inclusive, a última novela do horário a passar pela censura. Em meio à Constituição, a esperança da volta das eleições diretas para presidente, o caos econômico e muitos escândalos políticos, a novela parou o Brasil com uma audácia escancarada que não deixava dúvidas sobre a ética e moral tão enraizada em nossa sociedade.
Compreender que Vale Tudo reflete as tensões que assolavam – e ainda assolam – o país motivou Ana Paula Gonçalves ao escolher a obra para sua tese de doutorado: “eu sabia que queria estudar o Brasil no final da ditadura, uma época de muitas mudanças e esperança, mesmo com tantos escândalos políticos. Fazer este estudo utilizando Vale Tudo como recorte foi maravilhoso para entender mais do Brasil, da importância da novela das 8 da Globo à época e de Vale Tudo”, conta Ana Paula. Em “O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, a telenovela que escancarou a elite e a corrupção brasileira””, a pesquisadora faz um panorama das novelas exibidas e analisa como o formato ajudou na construção do imaginário brasileiro ao longo das décadas, sejam sombrios da história como a Ditadura Militar, seja ao mostrar problemas estruturais que até hoje desencadeiam investigar e gerar debates, como o racismo e o machismo.
Com o remake da novela dividindo opiniões, pois recriar a trama não é apenas fazer uma novela, é mexer com um símbolo nacional. Se a nova versão quiser realmente honrar a original, precisará ir além da homenagem. Terá que incomodar, apontar dedos, atualizar alongado e acima de tudo responder a mesma pergunta que Ana Paula usou para começar seu trabalho: Vale a pena ser honesto no Brasil?
Serviço:
“O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, uma novela que escancarou a elite e a corrupção brasileira”
Ana Paula Gonçalves
265 páginas
Preço sugerido: R$ 69,90
Editora Autografia
Endereço Riocentro:
Av. Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca, RIo de Janeiro
ESTANDE AUTOGRAFIA – PAVILHÃO 4/Q01
Dias:
15/06, domingo, às 16h30
20/06, sexta-feira, às 12h