
Por Aurélio Wander Bastos – Professor Titular Emérito e Advogado.
A Política tem seus mistérios.
Toda declaração de autoridades de Estado, como a do Presidente Trump, têm o risco de perder os seus efeitos a curto prazo.
0u seja, a manifestação aparentemente destinada a favorecer o ex-Presidente Bolsonaro, inviabilizando os processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal- STF- e no Tribunal Superior Eleitoral – TSE – podem perder seus efeitos imediatos à medida em que se exploram, na imprensa, as suas causas e os seus fundamentos com vistas a prejudicar as atividades eleitorais em 2026, do atual Presidente .
A taxação de 50% sobre a exportação brasileira, combinadamente, entre Trump e os inimigos do presidente Lula, visavam inviabilizar as suas possibilidades de articular forças e posições que ampliem o seu papel eleitoral dominante.
Mas, a médio e a longo prazos, os efeitos podem ter assumido um caráter efetivamente reversível.
Assim, ao contrário de prejudicar as expectativas de Lula, na presidência e nas eleições presidenciais de 2026, criaram uma rede nacional desfavorável ao ex- Presidente Bolsonaro .
Isso não significa que seus efeitos tenham sido imediatos, a favor do Presidente Lula, mas podem e irão, realmente, prejudicar as ambições presidenciais de Bolsonaro, na medida em, que não revertidas as posições do STF em relação aos crimes cometidos em 8 de janeiro, em Brasília, vão inviabilizar, a eleição do ex-presidente, definitivamente.
Pior, Bolsonaro ficará suscetível de uma “Caça às Bruxas”, pelos seus próprios e eventuais aliados.
Trump pode não viabilizar que o plano de alianças de Bolsonaro se desloque para Lula, mas, com a recente taxação, anunciada em carta que defende Bolsonaro, pode causar prejuízos aos que defenderão, nas próximas eleições, a linha bolsonarista.
Essa é a tragédia da política : O que se mira na manobra pode ter efeito nas consequências.
A proposta de Trump foi, na prática, sobre a questão do aumento da taxação. Mas, dificultou as possibilidades de negociação diplomática e abriu caminhos para que seja adotada a Lei da Reciprocidade.