
A convite do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo,  e do diretor do Museu da Inconfidência,  Alex Calheiros,  o produtor executivo do documentário Terra Revolta – João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária (dirigido por Bárbara Goulart e Caio Bortolotti), Henrique Pinheiro,  vai participar do lançamento que a acontecerá no dia 15 de agosto, na Sala Joaquim Pedro de Andrade, na histórica cidade mineira.
  Filho de João Pinheiro Neto, Henrique Pinheiro é, também, o narrador do filme sobre seu pai e a Reforma Agrária que seria implantada no governo de João Goulart, mas que não pôde ir adiante por causa da deposição do presidente Jango, em 1964.
   No longa-metragem,  Henrique e outros entrevistados também lembram da amizade de João Pinheiro Neto com o ex-presidente Juscelino Kubitschek (além da amizade com Jango).
   Sobrinho de Israel Pinheiro,  João Pinheiro Neto conheceu Juscelino Kubitschek, por intermédio de seu tio e trabalhou com o ex-presidente e criador de Brasília, como assessor e secretário particular, entre 1951 e 1960.
   Na foto, João Pinheiro Neto e Juscelino Kubitschek (acervo de Leda Pinheiro).





