
Primeira exposição no espaço físico reformado da galeria, “A rotina das paredes” apresenta um conjunto de uma dezena pinturas, na Contempo, que ocupa uma casa da Alameda Gabriel Monteiro, em São Paulo.
Com a recente reforma, a Galeria Contempo inaugura uma nova configuração de seus espaços. O andar térreo passa a abrigar de forma permanente o ambiente expositivo, dedicado à apresentação de mostras individuais e coletivas, fortalecendo o diálogo com o público e ampliando a visibilidade das pesquisas dos artistas representados. O pavimento superior, por sua vez, será destinado ao acervo da galeria – espaço voltado a atendimentos personalizados, curadorias, pesquisas e encontros com colecionadores.
“A reorganização dos ambientes reflete o amadurecimento da Contempo e reafirma seu compromisso com a arte contemporânea em sua dimensão crítica, sensível e institucional”, afirma Monica Felmanas, que está à frente da Contempo com a irmã, Márcia Felmanas.
Até o dia 23 de agosto, a exposição coletiva reunirá trabalhos de Chen Kong Fang, Lilian Camelli e Uéslei Fagundes, com curadoria de Gabriel San Martin, em um recorte voltado a pinturas de interiores e de naturezas-mortas da produção dos artistas.
Ao trazer Uéslei Fagundes e Lilian Camelli para dialogarem com o trabalho de Chen Kong Fang, a coletiva evidencia a constante resistência turva do espaço doméstico em não se tornar também público a que se envolve a história da pintura brasileira. Experimentando seja com a manipulação do suporte, com uma tridimensionalização falseada ou com transições tonais, as pinturas exploram a condição do gênero doméstico enquanto um laboratório crítico da realidade.
Se o ponto alto de boa parte da pintura figurativa brasileira se manifestou em gêneros “menores”, como na natureza-morta, na paisagem e na pintura de gênero, San Martin argumenta que sua vocação privada reitera a constituição de um espaço privilegiado de esclarecimento da capacidade de cada um de dispor o mundo.
Confira como foi a abertura da mostra, no sábado, 2, pelas fotos de Julian Marques.