
Camerata Viajart – primeira orquestra de câmara brasileira – fundada em Viena, Áustria está de volta ao Brasil e faz uma apresentação especial no dia 24 de agosto, na Série Música no Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Primeira Orquestra Brasileira de Câmara na Áustria volta ao Rio de Janeiro esse mês. Fundada em 2023, no berço da música clássica, em Viena, a Orquestra se apresenta agora no Theatro Municipal, na Série Música no Assyrio, com curadoria de Suray Soren, dia 24, domingo, às 11h, com ingressos a preços populares.
A Camerata Viajart (Brazilian Chamber Orchestra) é formada por consolidados músicos de diferentes regiões do Brasil que vivem no exterior e faz um Pout Pourri, que vai do clássico ao popular. O grupo volta às origens, demostrando que a música pode ser celebrada com um repertório de compositores nacionais e internacionais. “O desejo de compartilhar faz parte da alma brasileira que permeia nosso ensemble”, afirma Bárbara Galante, violinista e diretora artística da Camerata em 2025.
Além do Theatro Municipal, a Camerata vai realizar uma série de apresentações no Rio de Janeiro, incluindo um Concerto no Convento de Santo Antônio, no Centro, além de masterclasses e apresentações no Projeto Semente (Jardim Gramacho), na Escola de Música da Rocinha, Cristo Redentor e Orquestra Maré do Amanhã, concertos exclusivos para parceiros e convidados.