
De 21 de agosto a 10 de setembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) será o único equipamento cultural brasileiro a integrar a delegação oficial do país no Seminar on Traditional Culture Communication for Developing Countries, em Pequim, na China. O encontro reunirá representantes de diversas nações para trocar experiências sobre preservação, promoção e difusão internacional da cultura tradicional, com foco em metodologias contemporâneas e no uso de tecnologias digitais.
Organizado pela Central Academy of Culture and Tourism Administration de Pequim, o programa também incluirá visitas técnicas às cidades de Xiamen e Longyan, na província de Fujian. A comitiva do TMRJ será formada pela presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, pela chefe de Gabinete, Barbara Ottero, e pelo assessor de Relações Internacionais, Bernardo Tebaldi.
Para Clara Paulino, a participação representa uma oportunidade única de aproximação com centros de excelência, como o Museu Nacional de Artes e Ofícios da China e o Palácio Museu (Cidade Proibida), entre outros locais que serão visitados.
“É uma grande honra conhecer uma cultura tão diferente da nossa. Além disso, este convite reconhece o papel do Theatro Municipal como guardião de um patrimônio vivo e como plataforma de inovação cultural do nosso país”, afirma Clara.
A participação do Theatro Municipal é estratégica pois serão tratados temas como conteúdos de ponta em proteção e promoção do patrimônio cultural material e imaterial, incluindo digitalização 3D, preservação no contexto da era digital, gestão de acervos e inovação em produtos culturais. Além da troca de experiência com especialistas e gestores culturais de vários países, ampliando a capacidade de cooperação internacional da instituição.
Foto Daniel A. Rodrigues