
Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, e Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência.
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (foto), e o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, serão os anfitriões, no dia 14 de agosto, do lançamento, na cidade histórica de Minas Gerais, do documentário “Terra Revolta-João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária”, produzido por Henrique Pinheiro e dirigido por Bárbara Goulart – neta de Maria Tereza Goulart e de João Goulart – e Caio Bortolotti.
O filme será exibido às 18h, na Sala Joaquim Pedro de Andrade, inaugurada recentemente, no Festival de Cinema de Ouro Preto, e que fica no anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.
Professor da Universidade de Brasília, com doutorado em Filosofia pela USP, Alex Calheiros diz que o nome da Sala de Cinema é homenagem ao cineasta que filmou sobre a Inconfidência Mineira.
“Joaquim Pedro de Andrade foi o grande diretor de Macunaima (1969) e de Os Inconfidentes (1972). O filme Os Inconfidentes está na lista de um dos melhores filmes brasileiros. A sala de cinema é frequentada por estudantes, professores e apreciadores do cinema. Depois das exibições, haverá debate, com a participação do público”.
Mineiro de Belo Horizonte, escritor, jornalista, advogado, curador de arte e político, Ângelo Oswaldo já está em seu quinto mandato, como prefeito de Ouro Preto. Ele já ocupou cargos como secretário de Cultura de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi ministro interino da Cultura, entre 1986 e 1987, e conhece a história de Minas e do Brasil, como ninguém.
“Conheci João Pinheiro Neto e nossas famílias eram amigas . Também fui amigo de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), filho de Rodrigo Melo Franco”, contou Ângelo Oswaldo.
Henrique Pinheiro ficou feliz com a possibilidade de o filme sobre seu pai e a Reforma Agrária ser levado para Ouro Preto.
“Meu pai frequentou muito a cidade histórica e adorava falar sobre a Inconfidência Mineira”.
No documentário, há entrevistas com Maria Tereza Goulart, Denize Goulart, Leda Pinheiro (viúva de João Pinheiro Neto e responsável pelo arquivo inédito que João Pinheiro Neto deixou sobre a Reforma Agrária e o governo de João Goulart), com o ex-ministro Almino Afonso, Angela de Castro Gomes, Jorge Ferreira, Talvane de Moraes, Silvia Pinheiro e Luciana Pinheiro (irmãs de Henrique Pinheiro e filhos de Leda e João Pinheiro Neto). A narração é do ator Paulo Betti“.
O filme está em exibição no Canal Curta, desde o final de maio
O lançamento, no dia 14 de agosto, na Sala Joaquim Pedro de Andrade, em Ouro Preto, será aberto ao público.