
Depois de levar para casa o Grande Otelo de Melhor Longa-Metragem Documentário, “3 Obás de Xangô” ganha o trailer oficial, narrado por Lázaro Ramos. Com roteiro e direção de Sérgio Machado (“Arca de Noé”, “Maria e o Cangaço”), o filme mergulha na amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Os três artistas formaram grandes parceiros e dividiram a paixão pela Bahia, além de uma forte conexão com o candomblé. A distribuição é feita pela Gullane+, que confirma a chegada aos cinemas brasileiros no dia 4 de setembro .
Na última quarta-feira, o diretor Sérgio Machado esteve presente para receber o troféu de quarto do filme no Prêmio Grande Otelo, onde também subiu ao palco pela longa vencedora de Melhor Animação, “Arca de Noé”. Em 2024, “3 Obás de Xangô” foi eleito melhor filme, pelo Júri Popular, na Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ganhar o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio e, na Mostra de São Paulo, o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro. Sobre o reconhecimento do filme em eventos tão prestigiados do cinema nacional, Sérgio Machado comenta:
“’3 Obás de Xangô’ tem tido uma trajetória bonita, ganhou prêmios importantes e tocado de maneira profunda o público em todas as sessões. Acho que isso se deve ao filme tratar de afetos, de amizades desinteressadas e irrestritas, sentimentos que andam em falta nos dias de hoje. É um filme muito pessoal, que reflete a minha admiração por esses três grandes homens, meu amor pela Bahia e meu respeito pelo Candomblé” , diz o diretor.