
A Casa Arlette, centro de produção artística contemporânea criado pelo artista carioca René Machado, completa cinco anos e abre uma nova fase com um evento só para convidados, que aconteceu esse fim de semana. A partir de agora, a casa passa a receber o público em visitas guiadas mediante agendamento, oferecendo a oportunidade de conhecer de perto os ateliês, exposições e encontros que fazem parte da rotina do espaço.
O evento marcou a finalização da primeira residência artística da Casa Arlette. A artista paulistana radicada em Nova Iorque Helena Kozuchowicz apresentou o Projeto Cadeira Azul, com curadoria de Vanda Klabin, retratando nomes como Carlos Vergara, Dira Paes, José Bechara, Caio Blat, Alice Caymmi, Marcos Palmeira, Antonio Grassi, Luis Miranda, Ingrid Guimarães, Hamilton de Holanda, Zé Ricardo, Flávia Oliveira, Paolla Oliveira, Jeane Terra, Thomaz Azulay, João Vicente, Helio de la Peña, Matheus Senra, Patricia Quentel, Mariana Ximenes, Gregorio Duvivier e Flávia Dalla. Cada retrato foi acompanhado de conversas com a artista e registrado por uma produtora, transformando o processo em documento artístico.
Além da residência, o público poderá ver os ateliês abertos de René Machado, Ana Quintella, Bruna Traesel e André Nazareth; a Galeria do Jardim, com trabalhos de Daniela Granja, Marcela Crosman e Talitha Rossi, e curadoria da Paula Mesquita; e a inauguração da copa da cozinha como espaço expositivo no projeto Ocupa Copa, que estreia com a mostra fotográfica “Do chão que piso”, de Jaime Acioli, sob curadoria de Isabel Portella.
Veja como foi a abertura nas fotos de Cristina Granato.