
O guia britânico “Time Out” classificou a Barra Funda, bairro da cidade de São Paulo, como o terceiro mais ‘cool’ do mundo, em texto publicado hoje (24). O bairro paulistano ficou atrás somente de Jimbōchō, Tóquio, Japão, e Borgerhout, Antuérpia, Bélgica. O ranking é feito, segundo a publicação, com base em uma pesquisa com uma rede global de especialistas — um grupo de escritores e editores em várias cidades ligados à revista. O critério é que nesses lugares há “vida noturna, arte, cultura e comida e bebida a preços acessíveis em cada esquina e em cada canto”, onde “a diversidade é defendida e os negócios independentes prosperam, desde antigos refúgios até os mais novos espaços de arte de vanguarda.” Diz ainda que os bairros mais legais do mundo “são lugares que representam a alma de nossas cidades, mantendo seu caráter local único que atrai as pessoas para viver, trabalhar e se divertir.”
A Alma alternativa de São Paulo
A publicação diz que a Barra Funda é a “alma alternativa” de São Paulo, onde a história industrial encontra “uma vibe inegavelmente descolada e criativa.”
“No mesmo quarteirão, você encontrará concreto, trilhos de trem e uma boate cult. Antigos armazéns se transformaram em ateliês, cafés descolados agora ocupam antigas oficinas mecânicas e as festas são realizadas atrás de portões de ferro.” Para a Time Out, a Barra Funda é um local imperdível para os amantes da arte, citando a galeria Mendes Wood, compras exclusivas, vida noturna e culinária contemporânea. A editora do site recomenda restaurantes como Sururu, Caracol e Komah, “todos com ótimos cardápios.” E sugere um dia perfeito no bairro:
“O dia começa cedo com um passeio pelo Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Primeira parada: café da manhã na A Baianeira. De lá, confira o que está acontecendo na galeria Mendes Wood, seguido de uma visita à Verniz, uma joia de loja repleta de peças de mobiliário brasileiro moderno. Para o almoço, reserve uma mesa no Mescla; nossa escolha é o irresistível arroz de camarão, e não deixe de provar o famoso pudim da casa como sobremesa. À noite, tome um drinque no Mamãe Bar, parada obrigatória que fica lotada de um público jovem e animado, ou experimente os coquetéis do novo e elegante ponto badalado Água e Biscoito.”
Botafogo, bairro carioca, também está na lista
Outro brasileiro no ranking, 29º colocado na lista, é Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, citado como um lugar que “nunca para.” “Quando você pensa que esse bairro agitado do Rio já atingiu o auge, novos bares, restaurantes, galerias e cafés surgem em casas reformadas e antigas garagens. À noite, as calçadas ficam lotadas e lugares como Fala, Macuna, Tão Longe Tão Perto, Polvo e Quartinho estão sempre cheios — alguns até se transformam em pistas de dança”, diz a publicação. O texto destaca os “cafés descolados” da região, como Dainer e Cirandaia, e brunchs descontraídos. “A cena gastronômica é de primeira linha, combinando charme natural com influência culinária: pense em joias casuais como Miam Miam, Ferro e Farinha, Marchezinho e Lazy, ao lado de pesos pesados com estrelas Michelin como Lasai e Oteque.” Para um dia perfeito na região, a Time Out sugere começar com pão de fermentação natural fresco na The Slow Bakery, depois ver exposições de arte contemporânea nas galerias Athena e Cavalo. No almoço, sugere o Sult para comer comida caseira brasileira-italiana e, depois, parar no Chora para um café expresso no meio da tarde. Já à noite, sentar-se em uma mesa (ou na calçada) no Botica, Tero ou Chanchada, “três bares que mantêm a música, as bebidas e a boa vibração até tarde.”
Veja o ranking completo:
- Jimbōchō, Tóquio (Japão)
- Borgerhout, Antuérpia (Bélgica)
- Barra Funda, São Paulo (Brasil)
- Camberwell, Londres (Reino Unido)
- Avondale, Chicago (EUA)
- Mullae-dong, Seul (Coreia do Sul)
- Ménilmontant, Paris (França)
- Nakatsu, Osaka (Japão)
- Vallila, Helsinque (Finlândia)
- Labone, Accra (Gana)
- Nguyen Thai Binh, Ho Chi Minh (Vietnã)
- Anjos, Lisboa (Portugal)
- Digbeth, Birmingham (Reino Unido)
- Red Hook, Nova York (EUA)
- Perpetuo Socorro, Medellín (Colômbia)
- Burwood, Sydney (Austrália)
- Linden, Joanesburgo (África do Sul)
- Former French Concession, Shanghai (China)
- Quartieri Spagnoli, Nápoles (Itália)
- Bencoolen, Singapura
- Endoume, Marselha (França)
- Plateau-Mont-Royal, Montréal (Canadá)
- The Liberties, Dublin (Irlanda)
- North Melbourne, Melbourne (Austrália)
- Portales, Cidade do México (México)
- Davenport, Toronto (Canadá)
- Little River, Miami (EUA)
- Kemang, Jakarta (Indonésia)
- Botafogo, Rio de Janeiro (Brasil)
- Sheung Wan, Hong Kong
- Barranco, Lima (Peru)
- Mont Kiara, Kuala Lumpur (Malásia)
- Clarksville, Austin (EUA)
- Margit-negyed, Budapeste (Hungria)
- Glen Park, San Francisco (EUA)
- MiZa, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
- Villa Devoto, Buenos Aires (Argentina)
- Mehrauli, Delhi (Índia)
- Poblacion, Metro Manila (Filipinas)