
A artista Cláudia Lyrio lança quinta-feira, 4, a partir das 17h, sua exposição Traço Trama Risco na Galeria Z42 Arte, no Cosme Velho. A nova mostra é um recorte de sua produção recente voltada ao entrelaçamento entre imagem e escrita. Lyrio, que é formada em Pintura e Letras e é Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), usa os dois campos misturando arte e literatura em obras híbridas entre pinturas, desenhos, aquarelas e colagens. Os novos trabalhos dialogam com algumas das obras de grande formato que Lyrio apresentou na exposição O Manuscrito, realizada no Paço Imperial.
A curadoria e o texto de teor poético são da própria artista. A mostra fica aberta durante todo o período da ArtRio e vai até 9 de novembro. A Z42, no charmoso bairro onde morou Machado de Assis, é um dos principais espaços de produção e difusão da arte contemporânea no Rio de Janeiro. O local abriga ateliês de artistas residentes, sala de estudos e galerias.
De 11 a 14 de setembro, além da exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer também o ateliê da artista, que estará aberto. Cláudia Lyrio é artista-escritora e, de maneira geral, procura criar obras multiespécie unindo arte, literatura e contexto ambiental. A artista tematiza questões da existência, o ciclo da vida, origens e fins, entropia, perenidade, efemeridade, perda, apagamento e memória.