
Homem de múltiplos talentos e interesses, o empresário, ambientalista, ex-prefeito do Rio e velejador emérito Israel Klabin reuniu personalidades dos mais diferentes campos no lançamento de sua biografia, na noite desta segunda-feira, 29, na Livraria da Travessa do Leblon.
Editado pela FGV Editora e organizado pelos pesquisadores do CPDOC da FGV Adelina Novaes e Cruz e Américo Freire, “Israel Klabin – Sem fronteiras” é o resultado de entrevistas e um mergulho profundo no acervo de Israel Klabin.
A pluralidade de perfis dos mais de 100 presentes ao lançamento é o perfeito reflexo do biografado, descrito pelo ex-Ministro Celso Lafer – amigo de uma vida e autor do prefácio do livro – como alguém que soube construir pontes em todos os setores onde atuou.
Do cineasta Walter Salles e do músico Vitor Biglione aos médicos Paulo Niemeyer Filho e Luciano Belém; dos empresários Flávio Teruzkin e Selmo Nissenbaum ao ex-diretor da ANP David Zylbersztajn e ao publicitário Armando Strozenberg; a noite foi de homenagens e deliciosas histórias de Israel Klabin
Afilhada de casamento, Maria Silva Bastos Marques contou ter conhecido IK quando esteve à frente da Secretaria de Fazenda do município do Rio, nos anos 1990. Além da visão de futuro, ela destacou o amor incondicional de IK pelo Rio de Janeiro, que sempre os uniu.
O jornalista Roberto D’Ávila festejou o reencontro com o empresário, que lhe deu uma entrevista marcante há cerca de 15 anos. O piloto Ruy Marra lembrou dos anos em que conduziu Klabin em vôos duplos de asa delta pelos céus do Rio – o primeiro vôo foi quando ele já tinha 78 anos e, o último, foi aos 91 anos.
Autor de um dos capítulos do livro, Israel Beloch lembrou, emocionado, que o primeiro emprego do avô no Brasil, fugido dos horrores da Segunda Guerra, fora na Klabin.
A anfitriã da noite foi Lea Klabin, esposa de IK e grande entusiasta do projeto desde que foi procurada pelos pesquisadores da FGV.
Fotos Cristina Lacerda