
Será exibido pelo Cineclube Futuro, na Estação Net Botafogo, no dia 28 de outubro, às 19h, o documentário “Amazônia, Luzes e Sombras”, de Frédéric Létang, com a participação de Silvia Pinheiro e José Augusto Pádua, nos debates. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pela Sympla.
O Cineclube Futuro escolheu o tema para homenagear a COP 30, que acontecerá em novembro, na capital paraense. Rodado no Sul do Pará, em 1996, o filme conta histórias sobre a disputa pela terra e a luta pela reforma agrária, marcada por conflitos violentos.
Uma das debatedoras convidadas pelo Cineclube Futuro é a doutora em Direito Internacional, Silvia Pinheiro, especialista em temas da escravidão contemporânea e dedicada a empreendimentos de base comunitária na Amazônia. Pesquisadora visitante nas universidades de Leeds, Essex e Nottingham do Reino Unido, Silvia coordenou projetos que resultaram em filmes e documentários premiados e, atualmente, é diretora do SPinheiro, consultoria em empreendimentos comunitários e biodiversidade.
Sílvia Pinheiro é, também, filha de João Pinheiro Neto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente da Supra, no governo Jango, e irmã de Henrique Pinheiro produtor executivo do documentário “Terra Revolta-João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária”, dirigido por Bárbara Goulart e Caio Bortolotti.
O outro debatedor é José Augusto Pádua, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de História e Natureza e presidente da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA). É, ainda, membro do conselho científico do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.