
Abertura da Praça Itália inteiramente revitalizada no contexto do Programa da Prefeitura do Rio de Janeiro, “Reviver Centro”, e a mostra “Cidades em Cena”, que entra em cartaz no Polo Cultural ItaliaNoRio, estarão abertos ao público gratuitamente
Tendo como elo de ligação a regeneração urbana, o Polo Cultural ItaliaNoRio abriga nova exposição e a Praça Itália reinaugura após longo período de revitalização. Ambos poderão ser visitados a partir do dia 12 de outubro, gratuitamente. No primeiro, a mostra “Cidades em Cena” valoriza as melhores práticas italianas de regeneração urbana, promovendo as competências e tecnologias ligadas ao desenho de espaços urbanos, à construção e à habitação, desenvolvidas por administrações públicas, empresas e projetistas italianos.
Na segunda, o projeto de requalificação, desenvolvido pelo renomado escritório italiano de arquitetura ARCHEA e aprovado pela Prefeitura de Rio de Janeiro, transformou completamente a praça. A proposta se inspirou em praças contemporâneas italianas, com foco em sustentabilidade e soluções tecnológicas inteligentes e se insere no contexto do programa de revitalização do Centro da Prefeitura do Rio, “Reviver Centro”.
“Cidades Em Cena” terá parte do espaço expositivo dedicado ao projeto de revitalização da Praça Itália
Produzida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (Farnesina) com curadoria da ANCE (Associação Nacional dos Construtores Italianos), da Associazione Mecenate 90 ETS e da Fondazione Musica per Roma, a exposição apresenta no exterior as experiências de reabilitação urbanística realizadas na Itália por ocasião do Festival Città in Scena. Nos últimos anos, a Itália tem dado grande atenção aos processos de requalificação urbana, que – graças aos recursos do Next Generation EU (União Europeia) e a outras iniciativas públicas nacionais – tornaram-se a prática mais difundida para gerir as transições ambientais, energéticas e sociais, bem como a contenção do consumo de solos. Tais iniciativas permitiram recuperar espaços e edifícios abandonados, tanto nas periferias quanto nos centros históricos, atribuindo-lhes novas funções voltadas às necessidades das comunidades locais.
A mostra tem um duplo objetivo: de um lado, apresentar a extraordinária vitalidade criativa e construtiva existente na Itália, que está transformando as cidades de norte a sul; e de outro, ilustrar, através de exemplos significativos, a variedade de soluções adotadas, testemunhando as amplas e difundidas competências conceptuais, projetuais, tecnológicas e construtivas que se desenvolveram recentemente no país, convertendo-se em uma das mais relevantes expressões do Made in Italy. A partir de 2023, mais de 130 projetos de reabilitação urbanística foram reunidos pelo Festival Città in Scena. Desde a edição de 2024, o Festival conta também com a colaboração da Farnesina, que enriqueceu o evento com novas conexões internacionais, incluindo cidades do Mediterrâneo como Tirana, Tunes, Petrinja e Zagreb.
No Polo Cultural ItaliaNoRio, uma parte da mostra será dedicada aos projetos do Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, com destaque para o projeto da empresa de arquitetura italiana ARCHEA de criação da nova Praça Itália, que simboliza o compromisso italiano com a regeneração urbana e a valorização do espaço público. A mostra reúne ainda dossiês detalhados de todos os projetos apresentados, incluindo informações sobre os arquitetos, as empresas construtoras e as tecnologias e materiais utilizados. A primeira parte será dedicada a Cidades em cena. A segunda parte, detalha o projeto da Praça “D’Itália, com imagens, plantas, depoimentos, entre outros elementos.
Fotos Vera Donato