
O Prêmio Jabuti, principal premiação literária do Brasil, anunciou na noite dessa segunda-feira, 27, os grandes vencedores da 67ª edição. O evento, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foi realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e reconheceu Ruy Castro com a obra “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim” (Ed. Companhia das Letras), como o Livro do Ano de 2025.
Além de receber a estatueta dourada, Ruy Castro foi contemplado com um prêmio especial de R$ 70 mil, e uma viagem à Feira do Livro de Londres, que em 2026 celebra o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. A CBL organizará uma agenda exclusiva de encontros, palestras e ações de divulgação.
Com um total de 4.530 obras inscritas, a edição de 2025 premiou também vencedores em 23 categorias, distribuídas nos quatro eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Destaque também para a novidade “Categoria Especial – Fomento à Leitura”, dedicada a projetos realizados na cidade do Rio de Janeiro. O ganhador foi o projeto Rio Capital Mundial do Livro, um programa público que fortalece políticas estruturantes do livro e das bibliotecas (como Bibliotecas do Amanhã e Paixão de Ler) e alcance em diferentes territórios. Os laureados de cada categoria receberam a tradicional estatueta do Jabuti eum prêmio de R$ 5 mil.
Fotos Cristina Granato

















