
No Mês da Consciência Negra, a Casa Museu Eva Klabin recebe a segunda edição do “Comunicação Antirracista”. Com o tema “Vozes Femininas Negras e Indígenas em Diálogo pela Transformação”, o evento tem uma programação plural e totalmente gratuita durante os dias 20 e 21 de novembro,
incluindo uma conferência apresentada por Conceição Evaristo, painéis de debate com convidadas ilustres — como a deputada federal Erika Hilton; a professora, escritora e poeta Eliane Potiguara; e as atrizes Thalma de Freitas e Vilma Melo —, oficinas artísticas e visitas mediadas. Além disso, o espaço também contará com atrações musicais: DJ Marta Supernova e o show de encerramento, com uma edição especial do “Pôr do Sol”, com a cantora Majur. Ao trazer o evento para ser sediado na Casa Museu Eva Klabin, um dos símbolos culturais do Rio de Janeiro, o local se transforma em um palco vivo para a transformação social.
“Este evento, agora em sua segunda edição, nasce do compromisso em criar projetos que dialogam criticamente com o nosso tempo. Cientes dos privilégios e da dívida histórica que carregamos como sociedade, entendemos que nosso papel social é o de usar esta oportunidade como plataforma de escuta e de reparação, onde o protagonismo da fala, nesta edição do evento, é intencionalmente dedicado às mulheres negras e indígenas”, explica Davi de Carvalho, idealizador do projeto. “Por isso, o ato político central desta edição é que o palco seja composto apenas por elas. Usamos a ‘escrevivência’ de Conceição Evaristo como a tecnologia fundamental para restituir presença às memórias silenciadas e ocupar territórios”.
Fotos Cristina Lacerda


















