
A Bunge, uma líder mundial em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de alimentos, ingredientes para nutrição animal e combustíveis, e a Mantiqueira Brasil, referência em qualidade e inovação no mercado de ovos da América do Sul, assinaram um acordo comercial para promover práticas de agricultura regenerativa no Brasil. A Bunge está fornecendo à Mantiqueira 12 mil toneladas de farelo de soja 100% rastreável desde a fazenda e originado de áreas que adotam práticas sustentáveis que melhoram a qualidade e a saúde do solo e das condições de biodiversidade, aumentando os níveis de nutrientes e os estoques de carbono no solo.
A transação faz parte da estratégia da Bunge de conectar a produção sustentável de grãos com clientes que buscam reduzir suas emissões de carbono e aumentar a rastreabilidade da cadeia de suprimentos. O farelo será usado na produção de ração para alimentar as aves das unidades produtivas da Mantiqueira.
A Bunge está conectando a rastreabilidade e monitoramento da pegada de carbono (PCF ou “Product Carbon Footprint”, na sigla em inglês) da sua cadeia de suprimentos com a Mantiqueira utilizando uma plataforma blockchain que consolida informações desde a fazenda até o destino. Estima-se que a pegada de carbono do farelo de soja fornecido pela Bunge seja entre 40% e 70% menor em relação à média para o Brasil das principais metodologias de mercado, como EcoInvent, The Global Feed LCA Institute (GFLI) e AgriFootprint. O indicador adotado pela Bunge, auditado por empresa terceira, inclui dados primários das fazendas coletados com ferramentas digitais que a Bunge oferece gratuitamente aos produtores que integram seu Programa de Agricultura Regenerativa no Brasil.





