
A força ancestral dos tambores volta a ecoar na Região Portuária do Rio. No dia 31 de janeiro, a partir das 16h, a Pequena África será tomada pela 3ª edição do Bloco Tecnomacumba, que celebra o Carnaval como espaço de resistência, memória e alegria, exaltando as matrizes afro-ameríndias da cultura brasileira.
Idealizado pela cantora Rita Benneditto, o bloco se concentra na Rua Barão de Tefé, 74, endereço emblemático da diáspora africana no Brasil. Inspirado no consagrado projeto Tecnomacumba, o cortejo promove uma fusão contagiante entre pontos cantados do candomblé e da umbanda e clássicos da MPB, em diálogo com obras de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor.
Rita Benneditto se apresenta ao lado da banda Cavaleiros de Aruanda. O desfile contará ainda com participações especiais das Filhas de Gandhy, Tereza Seiblitz, Mariana Pinho e Suzana Nascimento, além das Ciganas do Centro de Cultura Única, da Cia Brasileira de Mystérios Novidades, Júlia Dutra e Aline Babalakina.
O Bloco Tecnomacumba reafirma seu papel no calendário cultural da cidade como um gesto de continuidade e renovação do axé, ocupando as ruas do Rio com respeito, beleza e celebração do sagrado que atravessa os terreiros de todo o Brasil.
Serviço:
- Bloco Tecnomacumba – 3ª edição
- 31 de janeiro de 2026 (sábado)
- Concentração às 16h
- Rua Barão de Tefé, 74 – Gamboa


