
Em fevereiro, o Reserva Cultural Niterói promove o lançamento de mais um filme exclusivo, com sessão seguida de debate: “Quando a Luz Arrebenta”, do cineasta islandês Rúnar Rúnarsson. O longa propõe uma reflexão profunda sobre a perda e os limites da empatia social. Comovente e profundamente humano, o drama — integrante da seleção do Festival de Cinema Europeu 2025 e vencedor de Melhor Filme Nórdico no Festival de Cinema de Gotemburgo — acompanha Una, uma jovem islandesa que enfrenta a dor do luto enquanto guarda um terrível segredo. Tentando seguir a vida, ela se vê incapaz de expressar plenamente suas emoções às pessoas ao seu redor. Uma história de amor proibido contada por um ângulo pouco convencional.
O programa, promovido pelo Reserva Cultural, apresenta um filme exclusivo por mês, sempre com pré-estreia acompanhada de debates e convidados especiais, simultaneamente no Reserva São Paulo e no Reserva Niterói.
Em Niterói, a première contará com a participação especial de Rogério Machado — designer, criador de conteúdo, fundador e editor do Papo de Cinemateca — e Mônica Mançur, Mestre em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (UFF), escritora, analista do discurso e curadora de clubes de leitura.
A sessão-debate acontecerá na próxima quarta-feira (4), às 19h, no Reserva Cultural Niterói. Vendas antecipadas já estão disponíveis na bilheteria para clientes fidelidade e a partir de amanhã (29) no site https://reservacultural.com.br
O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói, RJ.




