
Vem Que Tem” é um espetáculo de entretenimento que aborda, de forma crítica, alguns episódios do cotidiano da sociedade, através de esquetes – quase todas elas fruto da observação do autor Ricardo Peixoto, em transportes públicos, bares, festas, velórios, redes sociais, ruas, praças, etc… Essa quase que obsessiva curiosidade de Ricardo Peixoto pelo comportamento do ser humano, em seu dia a dia, encontra respaldo nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo, de quem é um fervoroso discípulo. Não só porque coleciona suas crônicas, desde o início da década de 80, mas também porque observar (e retratar) o homem comum sempre foi, igualmente, o foco principal das suas preocupações.
Nesse sentido, encontrar na linguagem do Teatro de Revista a forma adequada para tais narrativas, foi uma decorrência natural. Até porquê, a Revista sempre foi um canal de difusão dos modos e costumes de uma determinada época, alternando, como se conhece popularmente, as relações com pintadas de humor. Em “Vem Que Tem”, observa-se, ainda, a junção de vários elementos cênicos: música, paródia, dança e muita crítica social. Como bem observa o autor/diretor:
– Ao longo de quatro décadas (meu tempo de carreira artística), adaptei e produzi quatro peças no gênero Teatro de Revista. Retratar (e observar criticamente) os hábitos e costumes destes homens e mulheres que estão a minha volta, sempre foi a minha matéria prima. Costumo dizer que onde houver gente, eu estou atento – observando, registrando, aprendendo um pouco mais. Sempre.
E esse longo aprendizado faz com que agora, em “Vem Que Tem”, Ricardo Peixoto avance um pouco mais. O universo mágico deste gênero, que já foi consagradamente apontado como o que de mais significativo havia no teatro popular brasileiro (décadas de 40 e 50 do século passado), é reverenciado na citação de suas grandes estrelas/vedetes, dos seus consagrados atores/comediantes e, também, dos seus autores e produtores. Como bem observa Ricardo Peixoto “Estou estreando como autor e compositor, ou seja, trata-se de um trabalho totalmente autoral, pois além das composições musicais de minha autoria, ambiento o espetáculo com ilustrações apimentadas que, por si só, servem para manter o clima de descontração e alegria tão pertinente a este gênero de espetáculo. Sem falar que me permito uma licença poética e coloco também bonecos (marionetes) em cena”.
Serviço
Teatro Vannucci – Shopping da Gávea
A partir de 14/01/2026 (todas as 4ª feiras às 20h.)
Rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º Andar – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2274-7246
Ingressos: Inteira R$ 120,00 (meia R$ 60,00)
Bilheteria: De Terça a Domingo, das 14h às 20h
Capacidade: 427 lugares
Classificação Indicativa – 12 anos




