
Luiz Carlos Barreto , Ivelise Ferreira e Lucy Barreto
A sessão de estreia do filme “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”, reuniu as diretoras Aída Marques e Ivelise Ferreira e muitos famosos, na noite desta terça-feira, 10, no Estação Net Botafogo 1.
Explorando a obra e o legado de um dos maiores cineastas brasileiros, o documentário “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”, dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira, viúva de Nelson, foi destaque na mostra Cannes Classic do Festival de Cannes e agora integra a programação da Mostra Retratos no Festival do Rio deste ano.
Ao longo de seis décadas, a obra de Nelson Pereira dos Santos projetou o Brasil aos olhos do mundo. Precursor do Cinema Novo, Chévalier de la Légion d’Honneur e Comendador des Arts e de Lettres na França, Nelson foi mais que um realizador, foi um ideólogo e um pensador do seu país. Reunindo um material com mais de 80 horas de gravações de arquivo, “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema” é narrado em primeira pessoa e exibe o percurso desse grande cineasta brasileiro, cujo talento atravessou fronteiras e conquistou importantes premiações internacionais.
Como conta Ivelise, “a decisão de inscrever o documentário no festival de Cannes não foi à toa. Os filmes de Nelson sempre foram muito bem recebidos em Cannes, e dois deles foram premiados: 1964 – Prêmio OCIC, por ‘Vidas Secas’, e em 1984 – Prêmio FIPRESCI, por ‘Memórias do Cárcere’”.
Entre filmes e vídeos de acervo, “encontramos Nelson em várias idades”, revelam as diretoras. “Descobrimos verdadeiras preciosidades, como as imagens inéditas do início dos anos 60, quando Nelson era jovem, além do making of de ‘Juventude’, o primeiro filme que Nelson fez”, conta Ivelise. “As imagens praticamente inéditas das gravações de Radamés Gnattali com Tom Jobim, para o programa da TV Manchete com o mesmo título que originou o celebrado filme ‘A Música Segundo Tom Jobim’ são outro valioso achado”, completa Aída.
Confira como foi a noite nas fotos de Cristina Granato.