
Ana Itikawa e Mestre Neninho
A rainha de bateria da Pérola Negra, Ana Itikawa, celebrou o Dia Nacional do Samba em grande estilo durante o lançamento do CD do Carnaval de São Paulo, promovido pela Liga Carnaval SP. A majestade da “Swing da Mada” mostrou todo seu gingado ao sambar para seus ritmistas, liderados pelo Mestre Neninho, e trouxe um alerta por meio de seu figurino, alinhado ao enredo da escola para 2024.
“Hoje o meu figurino vem como um apelo, um pedido de socorro ao cerrado, que hoje está sendo destruído pelas queimadas para o agronegócio – plantação de soja. Atualmente, o Maranhão é o número 1 no ranking de estados que mais perdem território de cerrado para o agronegócio. Será metade folhas verdes e metade incêndio, confeccionado pelo Atelier Nei Santiago“, revela Ana.
Com o enredo “Pérola no encanto dos balaios das quebradeiras”, a escola celebrará a cultura e tradição das quebradeiras de coco do babaçu do Estado do Maranhão, homenageando as mulheres quebradeiras de coco e a cultura que representam. O enredo valoriza a força, resistência e a luta pela preservação do cerrado e dessa tradição.
Ana participa do Carnaval de São Paulo há mais de 10 anos, com passagens por outras agremiações. Coroada rainha de bateria da Pérola Negra em 2022, ela permanecerá no posto pelo segundo ano consecutivo. A Pérola Negra desfilará como a quarta escola no domingo, 11 de fevereiro, pelo Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo.