
A pele é o maior órgão do corpo, recobrindo cerca de 7500 cm2 de um indivíduo adulto, com a função de regulação e imunidade, protegendo o organismo contra agentes externos e fazendo o controle da temperatura corporal.
E em se tratando de tratamento de varizes, uma pele bem hidratada tem menos chance de manchar e possui melhor resposta ao tratamento desta condição.
Conversamos com a médica Helen Pessoni, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB), sobre o assunto.
A especialista destaca de que forma manter a pele hidratada, com cremes, assim como suplementos inovadores, dentre outras ferramentas eficazes neste sentido.
JP– Além do uso de cremes, de uso tópico, assim como a ingestão hídrica adequada, de que forma podemos manter a pele hidratada?
Uma boa hidratação via oral. Quando falamos em hidratação, não é só água, nos referimos a líquidos de forma geral que devemos somar. Aquela história de 2 a 3 L que deve-se ingerir de água para se hidratar é errada. Na realidade a quantidade de líquido será de acordo com a quantidade de peso corporal. Então, para um adulto, 2L é o mínimo, e dependendo do tamanho desta pessoa, 5L será a quantidade ideal para aquele indivíduo.
O hidratante externo é bom, mas tem um momento no qual é melhor absorvido, que é após o banho. A pele está úmida, mais “aberta”, absorvendo melhor o hidratante.
A hidratação da pele tem que ser feita regularmente para quem tem a pele ressecada. E os pacientes de varizes que estão com a pele ressecada, às vezes retardamos uma a duas semanas e pedimos para hidratar.
JP – Qual seria a relação da pele hidratada com a melhora da resposta do tratamento de varizes?
Algumas pessoas têm muita dificuldade de hidratar a pele e dizem que usam o hidratante, mas o produto não resolve, e a pele do corpo, em especial das pernas, ficam seca. Isso é muito ruim, pois uma pele ressecada faz com que o tratamento de varizes tenha mais chances de manchar, porque essa pele ressecada é como se ficassem “escamas” da camada córnea da pele e ao fazer um laser, aquela “escama” queima ou não deixa absorver laser como deveria. Então isso é ruim para nossa resposta, quanto para pigmentação pós-tratamento.
Recomendamos que a pele esteja hidratada. Quando o paciente chega com a pele desidratada, tenho um creme na clínica, imediatamente antes do laser, passo na pele, espero absorver, e faço o procedimento, para não ter esse risco de mancha na pele.
JP – Há tratamentos voltados para varizes e que ajudam justamente neste quesito hidratação, de forma direta?
Além de usar hidratante e ingerir bastante líquido, existem suplementos indicados neste sentido: ômega, que ajuda na hidratação da pele (mas não irá preferencialmente para a pele) e o Lipoweat, que é uma tecnologia nova, via oral, de hidratação da pele. Hoje temos essas possibilidades que também podemos agregar.
Nós temos uma formulação na clínica, que fiz pensando em hidratar a pele, dar alívio para as varizes, que possui componentes que ajudam: óleos essenciais, importantes para a hidratação, óleo de oliva ozonizado, também usado para hidratação da pele, e fizemos essa formulação em conjunto com a farmácia Fórmula, desenvolvida exclusivamente para nossa clínica, para auxiliar nossos pacientes.