Conheça o médico que, ao unir suas duas especialidades — urologia e cirurgia plástica — virou referência na saúde do homem. Isso sem falar em outros procedimentos, como colocação de prótese peniana e próteses de silicone masculina para mama, glúteos e até panturrilhas.
O médico Alexandre Carvalho de Oliveira tem se destacado na área de saúde masculina, ao unir suas duas especialidades: cirurgia plástica e urologia. Sendo assim, com ampla experiência, tornou-se referência quando o assunto é a saúde do homem, em especial a reparação em órgãos íntimos masculinos. Assunto bem específico e que merece atenção não só por fins estéticos, mas também de saúde. “Já passou da hora de falarmos sobre isso”, diz ele. O resultado de outros procedimentos da saúde íntima do homem, amplamente realizados pelo doutor Alexandre fizeram com que sua atuação passasse a ser notada no eixo Rio de Janeiro — São Paulo.
Ainda na estética íntima, destacam-se os procedimentos com base em preenchedores de ácido hialurônico e gordura lipoaspirada, que podem proporcionar um aumento de volume, bem como o uso de toxina botulínica, utilizada na melhora da aparência genital. Dentre as possibilidades de cirurgias que não são do campo estético, mas funcionais temos: a postectomia e a colocação da prótese peniana. “A postectomia é a cirurgia corretiva da fimose ou excesso de pele prepucial, ela facilita não somente a higiene bem como a manipulação durante o ato sexual. Já o implante de prótese peniana é indicado quando se tem impotência sexual severa, ou seja, quando não há ereção mesmo após o uso de drogas para este fim”, explica o doutor.
Já pensando na saúde global do homem, os procedimentos estéticos na face mais procurados no consultório do doutor Alexandre são blefaroplastia, que é a cirurgia da pálpebra e a otoplastia, cirurgia de reparação na orelha. Mas, de longe, a mais procurada é a cirurgia corretiva do nariz. “Temos também os procedimentos não cirúrgicos como botox, preenchedores e bioestimuladores de colágeno, que são mais recorrentes quando a intenção é melhorar a estética facial masculina”, detalha. Isso sem falar em transplante capilar e ritidoplastia (procedimento este que promove a suavização dos sinais de envelhecimento que acometem a pele do rosto e pescoço).
Quando o assunto é cirurgia corporal, vale destacar a correção da ginecomastia, que é o aumento do tecido mamário em homens, geralmente jovens, tornando as mamas maiores e desconfortáveis. E também o crescente aumento nas famosas lipoaspirações e lipoesculturas. “Elas basicamente são feitas na região abdominal, associadas ou não a abdominoplastia, com o objetivo de deixar o abdômen mais definido”, explica o médico. Estes procedimentos seguem em alta e, a todo instante, surgem novidades. A bola segue sendo a lipoaspiração HD.” Com o uso de laser, é uma tecnologia de última geração que atua seletivamente no tecido adiposo. Trata-se de uma técnica para definição muscular e redução do volume corporal”, esclarece. Destaca ainda: “Muita gente não sabe, mas temos próteses de silicone masculina. As mais procuradas, nesta ordem, são: silicone para mama, para glúteos e até para as panturrilhas”.
“Esses procedimentos elevam a confiança e melhoram a autoestima do homem. Estamos aqui para quebrar tabus e incentivar o diálogo sobre a saúde íntima masculina”, afirma o cirurgião, que em breve passará a assinar uma coluna na versão online da Revista Veja, esclarecendo todas as questões que envolvem suas especialidades.
Após a formação em medicina na UERJ, o médico fez mais um ano de pós-graduação em medicina de família. Depois, realizou mais dois anos de residência em cirurgia geral em São Paulo. Voltou ao Rio, e concluiu sua formação após três anos de cirurgia urológica e, recentemente, ainda cursou mais três anos de especialização em cirurgia plástica. Ao todo, são 17 anos de formação. Ao longo de sua jornada acadêmica, um novo homem surgia. Casou-se, teve dois filhos e, a partir daí, sentiu a necessidade de contribuir para a atenção básica de saúde, devido à carência da população por serviços de qualidade nesta área — experiência vivenciada de perto, durante sua pós-graduação em medicina de família. E desde então, administra a Policlínica da Vila. “Logo, novos desafios surgiram. Tudo era muito novo: gestão financeira, planilhas, números, funcionários. Em seguida, veio a pandemia. Os últimos cinco anos foram de muito aprendizado e crescimento na área de gestão”, reflete ele.
E hoje, aos 43 anos, este profissional se mostra incansável e cheio de planos. O maior deles é a criação do Centro de Saúde do Homem, um espaço dedicado a cuidar da saúde e do bem-estar masculino, com uma sede no Rio e outra em São Paulo. “A ideia é um ambiente completo de cuidados com a saúde, desde consulta urológica de rotina, check up completo, acompanhamento nutricional e psicológico, até cuidados estéticos. Entre eles, procedimentos relacionados à estética física, acompanhamento hormonal, melhora da estética genital masculina e tratamentos para atingir a felicidade de cada indivíduo”, antecipa o Dr. Alexandre que, mesmo após tantos anos em cirurgias urológicas, cinco anos de experiência empresarial clínica, reescreve sua história, agora na área da cirurgia plástica masculina. Ele se coloca à disposição para entrevistas, mesas-redondas, participações em congressos, feiras e eventos do setor, colocando toda a sua experiência a serviço dos veículos de comunicação e, consequentemente, de toda a sociedade.Conversamos com o médico Alexandre Carvalho. sobre algumas questões relevantes ao tema. Confira!
JP – Chegou a hora de falar sobre um assunto, até certo ponto, considerado tabu, certo?
É um assunto muito importante porque é bem específico e merece atenção não só por fins estéticos, mas também de saúde. Já passou da hora de falarmos sobre isso. Sobre a estética íntima, destacam-se os procedimentos com base em preenchedores de ácido hialurônico e gordura lipoaspirada, que podem proporcionar um aumento de volume, bem como o uso de toxina botulínica, utilizada na melhora da aparência genital.
JP – Em se tratando da saúde íntima do homem, quais as cirurgias mais procuradas?
Temos a postectomia e a colocação da prótese peniana. A postectomia é a cirurgia corretiva da fimose ou excesso de pele prepucial, ela facilita não somente a higiene bem como a manipulação durante o ato sexual. Já o implante de prótese peniana é indicado quando se tem impotência sexual severa, ou seja, quando não há ereção mesmo após o uso de drogas para este fim.
JP – E fora da área íntima, quais as cirurgias que os homens mais fazem atualmente?
São blefaroplastia, que é a cirurgia da pálpebra e a otoplastia, cirurgia de reparação na orelha. Mas, de longe, a mais procurada é a cirurgia corretiva do nariz. Temos também os procedimentos não cirúrgicos como botox, preenchedores e bioestimuladores de colágeno, que são mais recorrentes quando a intenção é melhorar a estética facial masculina. Isso sem falar em transplante capilar e ritidoplastia, procedimento este que promove a suavização dos sinais de envelhecimento que acometem a pele do rosto e pescoço.
JP – E quando o assunto é cirurgia corporal, o que mais vale destacar no momento?
A correção da ginecomastia, que é o aumento do tecido mamário em homens, geralmente jovens, tornando as mamas maiores e desconfortáveis. E também o crescente aumento nas famosas lipoaspirações e lipoesculturas. Elas basicamente são feitas na região abdominal, associadas ou não a abdominoplastia, com o objetivo de deixar o abdômen mais definido. Estes procedimentos seguem em alta e, a todo instante, surgem novidades. A bola segue sendo a lipoaspiração HD. Com o uso de laser, é uma tecnologia de última geração que atua seletivamente no tecido adiposo. Trata-se de uma técnica para definição muscular e redução do volume corporal. É bom destacar ainda: Muita gente não sabe, mas temos próteses de silicone masculina. As mais procuradas, nesta ordem, são: silicone para mama, para glúteos e até para as panturrilhas. Esses procedimentos elevam a confiança e melhoram a autoestima do homem. Estamos aqui para quebrar tabus e incentivar o diálogo sobre a saúde íntima masculina.
JP – Me fale mais do Senhor? Como surgiu essa dedicação a esse trabalho?
Eiu sou formado em medicina na UERJ e fiz um ano de pós-graduação em medicina de família. Depois, realizei mais dois anos de residência em cirurgia geral em São Paulo. Voltei ao Rio, e concluí formação após três anos de cirurgia urológica e, recentemente, ainda cursei mais três anos de especialização em cirurgia plástica. Ao todo, são 17 anos de formação. Me casei, tenho dois filhos e, a partir daí, senti a necessidade de contribuir para a atenção básica de saúde, devido à carência da população por serviços de qualidade nesta área — experiência vivenciada de perto, durante minha pós-graduação em medicina de família. E desde então, administro a Policlínica da Vila.
JP – Como surgiu a ideia de criar o Centro de Saúde do Homem?
Hoje, aos 43 anos, criei o Centro de Saúde do Homem, um espaço dedicado a cuidar da saúde e do bem-estar masculino, com uma sede no Rio e outra em São Paulo. A ideia é um ambiente completo de cuidados com a saúde, desde consulta urológica de rotina, check up completo, acompanhamento nutricional e psicológico, até cuidados estéticos. Entre eles, procedimentos relacionados à estética física, acompanhamento hormonal, melhora da estética genital masculina e tratamentos para atingir a felicidade de cada indivíduo. Mesmo após tantos anos em cirurgias urológicas, cinco anos de experiência empresarial clínica, reescrevo minha história, agora na área da cirurgia plástica masculina.