
Estreou, para uma nova temporada, a peça de teatro Meu Caro Amigo no teatro Firjan Sesi Centro.
O monólogo é protagonizado pela atriz Kelzy Ecard, também responsável pela sua Idealização.
O texto de Felipe Barenco é potente, poético, musical, contemporâneo, narra a história do Brasil sob um olhar crítico, relaciona música e história, é uma celebração à vida e obra do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda.
O dramaturgo criou a personagem Norma Aparecida, uma professora de história, cuja trajetória de vida é cruzada com o contexto histórico, político e social da vida brasileira no período que se estende de 1966 a 2016.
Norma é apaixonada por Chico Buarque, seu ídolo número um, seu alicerce, e no período acima mencionado viveu o golpe civil-militar, seu processo de endurecimento, e, num segundo momento, a abertura política e o processo de democratização do país, o comício das diretas, passando pelas eleições de 1989, o plano Real, a eleição do presidente Lula em 2002, até chegar ao ano de 2016, momento do impeachment da presidente Dilma. Aos fatos históricos junta-se a vida familiar, com o pai que gostava de ditar normas, anticomunista fervoroso, e a intrépida Tia Glorinha, que lhe estimulava o gosto pelo Chico e lhe levava aos shows. A família de Norma revela discussões sobre pontos de vista divergentes acerca da política, e distintas visões de mundo.
O texto que narra aspectos históricos e familiares ganha um tom musical ao ser acompanhado pelas belas canções compostas e interpretadas por Chico, com o seu repertório fabuloso se fazendo presente.
Kelzy Ecard interpreta a personagem Norma de forma correta e grandiosa. Eles apresenta uma técnica perfeita de interpretação, apresenta um bom timbre de voz e afinada, com uma movimentação intensa pelo palco, um domínio pleno do texto, e uma intensa comunicação com o público. E associa a essa potente interpretação, a emoção. Ela emociona! Expressa paixão, sentimento pelo seu ídolo máximo, fato que contagia o público, sendo intensamente aplaudida.
A atriz é acompanhada pelo pianista João Bittencourt, que nos brinda com uma agradável e melodioso som, e dá um toque a mais nas canções interpretadas por Kelzy.
A direção artística é de Joana Lebreiro, que realizou as marcações corretas e precisas, e direcionou Kelzy para realizar sua brilhante apresentação.
A cenografia e o figurino são criações da Espetacular Produções e Artes – Dani Vidal e Ney Madeira.
O figurino é bonito e adequado, em tom vermelho, um vestido longo, com uma calça por baixo, e uma sandália também vermelha.
A cenografia criada é constituída por um conjunto de mobílias como sofá, abajur, mesinha, cadeira, vitrola, caixas de som, e um piano. Do teto, no lado direito, estão penduradas capas de LPs do Chico pendurados no texto. Há também um banco de balanço no centro do palco pendurado no teto.
No fundo há uma tela de projeções que exibe imagens de fotografias de álbum de família. As fotos da personagem Norma são as da atriz real Kelzy Ecard.
A iluminação criada por Paulo Cesar Medeiros apresenta um bonito desenho de luz, em que impera a luz branca, e realça a interpretação da atriz.
A direção musical é de Marcelo Alonso Neves, que selecionou as melhores canções num conjunto soberbo, e nos brindou com uma musicalidade ímpar.
Meu Caro Amigo é um monólogo que apresenta uma dramaturgia potente; uma atriz de qualidade com uma apresentação notável; e uma trilha sonora embalada pelo repertório majestoso de Chico Buarque, o homenageado.
Excelente produção cênica!