
Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada em junho, o Parque Bondinho Pão de Açúcar recebe a exposição “As belezas que conectam o MoNa”. A iniciativa propõe um olhar sensível sobre a paisagem do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa), refletindo sobre a importância da conservação ambiental e do turismo sustentável.
A mostra, que conta com cerca de 30 obras, reúne trabalhos do fotógrafo, pesquisador e professor Raphael Czamanski Pizzino e de três alunos do projeto Favela Hope: Arnesen Vitor Mateus Antunes, Márcia Regina Machado e Patrícia Germano da Silva. A conferência aconteceu no dia 31 de maio, no Mirante Maria Ercília, onde ficará em exibição até 2 de junho. De 3 a 6 de junho, a mostra ocupará o Espaço de Memória Cocuruto no Morro da Urca. A exposição é gratuita para todos que visitarem o Parque Bondinho entre os dias 31/5 e 6/6.
Para Arnesen Antunes, de 30 anos, morador de Nilópolis, a oportunidade de participar da iniciativa é uma grande privilégio.
“Com certeza será um momento inesquecível, não só pra mim, mas para todos os envolvidos. A expectativa está lá em cima, por saber que as nossas fotos serão apreciadas por pessoas de todos os cantos do mundo, com tantos idiomas diferentes, mas que naquele momento, poderão entender a linguagem universal da fotografia. Com esse trabalho, buscamos expressar que a conexão com a natureza é apenas um lazer, mas uma necessidade para o nosso corpo e nossa mente. Em tempos cada vez mais acinzentados, verticalizados e opacos, esse ensaio nos traz alegria, esperança e ruptura”, destaca o aluno do projeto social, que terá as fotos expostas no ensaio do Parque Pão de Açúcar.