
Nesse sábado, dia 12, a psicanalista Marta Andrade lança, no Encontro dos Povos, no encerramento da Travessia sócio-eco-literária “O Caminho do Sertão – de Sagarana ao Grande Sertão:Veredas”, na Chapada Gaúcha, cidade vizinha ao Parque Estadual Grande Sertão Veredas, no norte das Minas Gerais, seu primeiro livro, o romance “Carne Crua” (Patuá).
“Há três anos, fui morar naquela região quando conheci a travessia d’ O Caminho do Sertão’. Participei desse projeto e me apaixonei pelo território e suas gentes. São comunidades afastadas, quilombolas, de difícil acesso, nas quais as pessoas têm poucos recursos de saúde e vivem em insegurança alimentar e hídrica. Através da escuta das mulheres locais, percebi a poesia e as dores daquele lugar. É neste contexto da escuta deste território, o mesmo descrito por Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas, que nasce meu livro Carne Crua”, analisa a autora.
Sobre o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas
É um evento cultural que celebra as tradições e a identidade da região do Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais, com foco na obra de Guimarães Rosa. Em 2025, o encontro ocorrerá em Chapada Gaúcha, de 5 a 13 de julho, e incluirá apresentações culturais, artesanato, culinária típica e atividades relacionadas à preservação do cerrado. Simultaneamente, a 37ª Semana Rosiana em Cordisburgo celebrará a literatura de Guimarães Rosa, com o tema “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”, de 6 a 13 de julho.