
A Jazz das Minas, banda pop brasileira jazzística de terreiro capitaneada pela pianista, cantora e compositora Ifátókí Maíra Freitas, apresenta o show “Ayê Òrun” no Manouche no dia 9 de agosto, sábado, às 21h.
Formada 100% por mulheres que fazem direção musical, técnicas de som, luz, roadie e produção, o grupo toca arranjos rebuscados e ao mesmo tempo cheios de swing. Faz o que chama de “jazz de terreiro” com músicas de axé, cantadas em terreiros de umbanda e candomblé, misturando estilos em músicas autorais e em sucessos de artistas da música preta brasileira e internacional como Nina Simone, Elza Soares e Ivone Lara.
O show “Ayé Òrun”, do terceiro disco de carreira de Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila – que agora em 2025, após seu renascimento espiritual no culto a Ifá, se torna também Ifátókí – trata de ancestralidade, cura e renascimento em canções que trazem o olhar feminino para a vida. É sobre sobre ancestralidade, cura, renascimento e o olhar feminino para a vida. São músicas sobre parto, maternidade, maturidade feminina e sobretudo amor, assim as excelentes instrumentistas de diversas idades, classes sociais e localidades se divertem com cumplicidade no palco em uma troca que só é possível entre mulheres.